top of page
Dia Mundial do Meio Ambiente: ONU lança campanha para restaurar terras degradadas

14/05/2024

Dia Mundial do Meio Ambiente: ONU lança campanha para restaurar terras degradadas

Foto: 89Stocker 

O Reino da Arábia Saudita, anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca antes das comemorações globais do dia 5 de junho. 

Como parte da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), os países se comprometeram a restaurar um bilhão de hectares de terra - uma área maior do que a China - protegendo 30% da terra e do mar para a natureza e restaurando 30% dos ecossistemas degradados do planeta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e se tornou um dos momentos mais importantes para mobilização das pessoas, comunidades em países em ações em prol do meio ambiente. 

Terra é vida. É o chão em que pisamos e o solo que nos alimenta. Mas nossas terras estão se degradando - em razão do consumo insustentável, da agricultura e da poluição. A degradação da terra afeta negativamente 3,2 bilhões de pessoas. Ainda assim, a terra é tolerante. Podemos restaurá-la cultivando árvores e cultivos mais diversificados. Podemos evitar os poluentes e recuperar as fontes de água. 

O Reino da Arábia Saudita, anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca antes das comemorações globais do dia 5 de junho, na capital do país, Riad. 

"Agora é a hora de agir de acordo com os compromissos para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas”, disse Elizabeth Mrema, diretora-executiva adjunta do PNUMA, lançando a campanha global em um evento da Semana Ambiental da Arábia Saudita (Saudi Environment Week) em Riad. 

“Somos a primeira geração a compreender plenamente as imensas ameaças à terra e podemos ser a última a ter a chance de reverter o curso da destruição. Nossa prioridade agora deve ser a restauração dos ecossistemas - o replantio de nossas florestas, o reumedecimento de nossos pântanos, a revitalização de nossos solos", acrescentou. 

A campanha defenderá a liderança da Arábia Saudita na restauração de terras e destacará os compromissos do país e em toda a região para combater a mudança climática por meio da regeneração e da reflorestamento de grandes extensões de terras áridas e semiáridas. A Arábia Saudita está liderando a Iniciativa Global de Terras do G20, lançada durante sua Presidência do G20 em 2020, e também sediará a maior conferência da ONU sobre terras e secas em Riad, de 2 a 13 de dezembro de 2024 - a 16ª sessão da Conferência das Partes da Convenção (COP16). 

Em março de 2019, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução declarando 2021-2030 a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Este Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo apoiar o progresso acelerado desses compromissos, com a campanha da Arábia Saudita conectada ao tema da COP-16, “Nossa Terra, Nosso Futuro”, e ao slogan “Somos a #GeraçãoRestauração” da Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas. 

Globalmente, os países se comprometeram a restaurar um bilhão de hectares de terra - uma área maior do que a China - protegendo 30% da terra e do mar para a natureza e restaurando 30% dos ecossistemas degradados do planeta. Defendendo a promessa da Agenda 2030 de mudar o mundo para um caminho sustentável e resiliente e unindo forças para proteger as pessoas e o planeta, o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 contribuirá com o fomento para a ação climática, reunindo apoio para o trabalho vital de restauração de ecossistemas.  

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, ele cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais de divulgação ambiental, com dezenas de milhões de pessoas participando on-line e por meio de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo. 

Para saber mais, visite a página do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br 

bottom of page