top of page
Previsão de chuva faz Prefeitura de Novo Hamburgo adotar medida preventiva na Casa de Bombas

10/06/2024

Previsão de chuva faz Prefeitura de Novo Hamburgo adotar medida preventiva na Casa de Bombas

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Na manhã deste domingo (9), uma bomba flutuante foi instalada na lagoa da Casa de Bombas de Novo Hamburgo. A ação é preventivamente, de acordo com o diretor de Esgoto Pluvial da Secretaria de Obras, Ricardo Lucas Al-Alam.

Como já foi possível esgotar os pontos de alagamento no município, especialmente na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, e com a baixa do arroio da Rua Eldorado, onde ainda estão instaladas duas bombas flutuantes, optou-se transferir essa terceira bomba para dentro da lagoa, onde há mais profundidade.

Cadastro de imóveis para compra pelo governo e doação ao RS podem ser efetuados na Caixa; saiba como

“Ela ficará como backup ali”, explica Al-Alam. A opção de instalar uma bomba flutuante emprestada pela Sabesp na lagoa da Casa de Bombas também tem relação com a previsão da chegada de chuva no Estado na próxima semana. Com isso, caso a precipitação seja grande, essa bomba flutuante auxiliaria na drenagem da lagoa, que recebe água do arroio Gauchinho.

Dragagem continua

Desde a última sexta-feira (7), a prefeitura realiza a dragagem da Casa de Bombas por meio de uma empresa terceirizada. A ação visa remover sedimentos oriundos da enchente e do rompimento do dique que foram parar na entrada da tubulação da Casa de Bombas.

A operação da draga seguiu durante todo o sábado (8) e também seguirá durante todo o dia de hoje. A limpeza das comportas de água é fundamental e precede a retomada da operação da Casa de Bombas.

bottom of page