top of page
Consciência Ambiental na população evoluiu bastante, mas ainda existem muitos pontos para melhorar

02/01/2024

Consciência Ambiental na população evoluiu bastante, mas ainda existem muitos pontos para melhorar

Foto: Igor Jácome/g1

O programa Uirapuru Ecologia do último sábado (30) falou sobre a evolução da consciência ambiental. Recentemente se viu uma mudança considerável nas discussões sobre as questões do Meio Ambiente e a ampliação do debate sobre o tema. O assunto virou pauta não só de ambientalistas, mas também de governos, empresas e sociedade como um todo. As mudanças climáticas que vem sendo registradas no planeta demonstram a importância de se falar sobre o assunto e de buscar medidas para minimizar os impactos no meio ambiente.

Conforme a presidente do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Flávia Biondo da Silva, a sensibilização da sociedade em relação ao tema é necessária e constante. O meio ambiente precisa ser entendido como o planejamento e a proteção para o futuro das gerações. A preservação, o cuidado e a preocupação precisa ser hoje. Não se pode mais falar em futuro ou próximos anos, quando o assunto é a questão ambiental.

A presidente destaca a atuação do GESP em Passo Fundo, onde a mais de 40 anos o grupo atua em discussões, projetos e atividades para formar essa consciência ambiental. Flávia ressalta que as redes sociais vem ajudando bastante na divulgação dos projeto e na mobilização de mais pessoas para participar do grupo. Ela reforça que os interessados em fazer parte do GESP podem procurar as redes sociais da instituição e ingressar nas discussões e atividades organizadas por eles.

De acordo com Flávia Biondo, além das entidades ecológicas, os programas de governo, os grandes eventos ambientais como a COP28 e outros, as escolas tem fundamental participação na formação da consciência ambiental. No entanto, ela reforça que isso não pode ficar apenas dentro das salas de aula. É necessário que isso seja trazido pro mundo real também. Flávia ressalta que muitas coisas já evoluíram nos últimos anos, mas ainda tem várias que precisam de atenção, como por exemplo, um melhor planejamento ambiental por parte das cidades, estados e países.

bottom of page