Água limpa, futuro brilhante, juntos, podemos fazer a diferença no tratamento de água
Padrão de Potabilidade
Muitos elementos e substâncias químicas podem ser encontrados naturalmente na água; no entanto, as atividades agrícolas e industriais podem elevar a concentração de alguns produtos a valores impróprios para o consumo humano. No projeto de uma estação, o manancial de captação deve ser cuidadosamente escolhido, com um levantamento detalhado das atividades humanas na região. A definição da tecnologia de tratamento pode exigir uma caracterização química, física, bacteriológica e radiológica detalhada da água.
Classificação das Águas
Embora as tecnologias de tratamento de água tenham tido considerável evolução, a ponto de se poder dizer que, teoricamente, a água de qualquer qualidade pode ser tratada, os custos e os riscos envolvidos no tratamento de águas muito contaminadas podem ser extremamente elevados.
Características Físicas e Organolépticas da Água
Embora as características físicas e organolépticas da água tenham importância pequena do ponto de vista sanitário, elas podem ser determinantes na escolha da tecnologia do tratamento ou condicionantes dos processos e das operações nas Estações de Tratamento de Águas.
Processos de Tratamento
de Água no Brasil
O tratamento de água segue padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria de Consolidação nº 5/2017. Essa portaria define as diretrizes e padrões de potabilidade da água destinada ao consumo humano, visando garantir a segurança e a qualidade da água fornecida à população.
O que são Mananciais?
Mananciais são reservas hídricas ou fontes de água para abastecimento público e podem ser superficiais ou subterrâneas.
Fonte: www.saobernardo.sp.gov.br
Padrões de Tratamento
de Água no Brasil
A qualidade de vida, saúde pública e desenvolvimento humano estão intimamente ligados à disponibilidade de água potável.
No Brasil, existe uma preocupante realidade de 35 milhões de pessoas que não possuem acesso à água tratada. A cada ano, aproximadamente 340 mil internações são registradas devido a problemas gastrointestinais causados principalmente pelo consumo de água não tratada.
PSA
O PSA Plano de Segurança da Água é um documento estratégico que estabelece diretrizes e ações para garantir a qualidade e a segurança da água fornecida à população. Esse plano é essencial para assegurar que a água potável atenda aos padrões estabelecidos pelas normas regulatórias e seja adequada para o consumo humano.
Segurança Hídrica
A segurança hídrica é um conceito que se refere à garantia do acesso contínuo a água de qualidade para todas as pessoas, bem como a proteção contra eventos extremos relacionados à água, como secas e inundações. Envolve a gestão sustentável dos recursos hídricos para atender às necessidades atuais e futuras das populações, dos setores econômicos e do meio ambiente.
Usos da água
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas.
Água tratada com flúor faz bem ou mal para a saúde?
Durante o processo de tratamento da água, é comum adicionar flúor na maioria das países, já que a água fluoretada faz bem para a saúde bucal e ajuda a prevenir cáries. No entanto, como diz um ditado bastante popular, a diferença entre o medicamento e o veneno está na dose. Isso porque, quando o nível de fluoreto é alto demais, inúmeros problemas são relatados, inclusive o comprometimento cognitivo em crianças.