Água no Rio: Cedae conclui manutenção que paralisou o Sistema Guandu nesta terça-feira
21/05/25

Divulgação / Arthur Lima / Cedae
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou que concluiu às 19h40 desta terça-feira a manutenção realizada no Sistema Guandu, que havia paralisado o abastecimento de água no Rio e na Baixada Fluminense desde a meia-noite. Segundo a empresa, todos os serviços programados foram realizados. Captação e tratamento da água foram "retomados de forma gradual", de acordo com a demanda das concessionárias.
A paralisação foi realizada para a execução de obras de modernização do sistema, como a instalação de macromedidores – equipamentos capazes de medir grandes vazões de água, aumentando a precisão da medição do volume fornecido para as concessionárias, e permitir um melhor controle de perdas. O serviço foi encerrado dentro do prazo previsto, que era de 20h desta terça-feira.
Águas do Rio - Centro, zonas Norte e Sul do Rio, e Baixada Fluminense
Durante a paralisação do sistema, com as redes de distribuição secas, a Águas do Rio informou que executaria cerca de 40 serviços na capital (Centro e zonas Norte e Sul) e na Baixada Fluminense. Segundo a concessionária, as ações de melhoria não seriam possíveis em condições normais, e prometeu que não gerarão impactos no fornecimento de água para regiões densamente povoadas.
A recomendação é que os consumidores armazenem água para necessidades básicas e adiem tarefas que demandem alto consumo até a regularização do sistema. A normalização do fornecimento de água é gradual e poderá levar 72 horas — ou mais — especialmente em áreas elevadas, situadas nas pontas do sistema de distribuição ou afetadas por eventuais ocorrências durante a etapa de regularização do serviço.
Iguá - 18 bairros da Zona Oeste do Rio
A concessionária — que atende 1Anil, Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca (parcial), Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande e Vargem Pequena — informa que, após a retomada da produção integral de água tratada pela Cedae, o fornecimento em residências atendidas pela Iguá será retomado gradativamente, em até 72h.
A normalização ocorre conforme o tempo necessário para a pressurização da rede e as características do sistema de distribuição em cada localidade. Nas regiões das extremidades do sistema, as chamadas “pontas de rede” e nas áreas mais elevadas, o retorno pode levar mais tempo.
Rio+Saneamento - 24 bairros da Zona Oeste do Rio
O prazo de normalização da distribuição de água pela Rio+Saneamento em sua área de atendimento ocorrerá em até 72 horas ou mais, a depender da localidade, em pontas de rede e regiões elevadas, a contar do momento em que a Cedae retome em 100% a produção de água tratada.
A concessionária, que atende 24 bairros da Zona Oeste do Rio — Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar — informa ter programado 11 intervenções de melhoria do sistema de abastecimento durante a paralisação, com troca de registros, substituição e instalação de equipamentos, como válvulas e ventosas, além de grandes reparos.