top of page

Águas do Pará antecipa operação e passa a atender 647 mil pessoas em 13 cidades

06/01/26

Águas do Pará antecipa operação e passa a atender 647 mil pessoas em 13 cidades

Diário do Pará

A Águas do Pará inicia nesta segunda-feira (5) a operação definitiva, de forma antecipada, em 13 municípios do estado, passando a atender cerca de 647 mil pessoas. A concessionária assume integralmente os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto, com investimentos de R$ 107,8 milhões previstos para o primeiro ano, voltados principalmente à melhoria do abastecimento.

Com essa etapa, a empresa passa a operar em 50 municípios paraenses, atendendo 3,7 milhões de pessoas em áreas urbanas. As cidades incluídas são Breves, Anajás, Santa Izabel do Pará, Curuçá, São João de Pirabas, Salinópolis, Quatipuru, Baião, Colares, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingu e Conceição do Araguaia. A população dessas localidades passa a contar com canais de atendimento gratuitos e 24 horas, incluindo telefone, WhatsApp, site e aplicativo.

Universalização do saneamento
A concessionária também prevê a aplicação da Tarifa Social para famílias de baixa renda e segue responsável, ao longo do contrato, pela universalização dos serviços de água e esgoto em 126 municípios do Pará. A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário nestas 126 cidades paraenses, beneficiando 5,5 milhões de pessoas.

A meta é alcançar, até 2033, atendimento com abastecimento de água para 99% da população da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Já a universalização do esgotamento sanitário, com 90% de atendimento, deverá ser atingida até 2033 na Região Metropolitana de Belém e Marajó; e até 2039 nas regiões Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.

bottom of page