‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí
03/05/24

Freepik / imagem gerada por IA
No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes.
O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química, metalmecânica, papel e celulose, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. O Grupo Opersan é referência no tratamento de água e efluentes, além do reuso da água.
O seminário técnico terá informações relevantes, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates e painéis. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância do reuso da água para processos de implantação de sistema de reuso. Além disso, abordará cumprimento da legislação, como evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem de maneira ambientalmente responsável ao atenderem essas demandas.
Implantação de sistemas de reuso de água
Outra abordagem do seminário será a modalidade onsite. O Grupo Opersan presta serviços dentro das dependências de toda indústria para implantar o sistema de reuso da água. Isso pode ocorrer mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente.
“O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais”, explica Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan.
Além disso, ele observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reuso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas.
É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo o compromisso de promover e desenvolver projetos que tornem o reuso da água vital entre os diversificados setores da economia”, pontua Taranto.