Aegea investirá R$ 935 milhões em saneamento no Paraná
24/09/24
Divulgação/Aegea
A Aegea conquistou, por meio do veículo de investimento Sanco S.A, a disputa da Concorrência Internacional nº 001/2024, promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para atuar em acordo de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para a prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 36 municípios da microrregião do Centro-Leste, beneficiando cerca de 190 mil pessoas.
O novo lote contempla coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgotamento sanitário em 36 cidades da microrregião, para o atendimento das metas do novo marco do saneamento. A companhia irá promover a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação, e prevê investimentos de cerca de mais de R$ 935 milhões nos 24 anos de contrato.
“Em julho de 2023 vencemos a primeira licitação da Sanepar e desde janeiro de 2024 passamos a operar em 16 municípios da microrregião Centro-Litoral do Paraná, onde serão mais de 600 mil pessoas atendidas ao longo dos 24 anos de contrato. Agora, com a conquista desse novo lote, expandiremos nossa atuação no estado, contribuindo para a meta de universalização do saneamento no país. Atenderemos, no total, mais de 796 mil pessoas em 52 municípios no Paraná. Nosso propósito é continuar movimentando vidas, levando mais saúde e dignidade por meio do saneamento básico nas regiões onde atuamos”, comenta Radamés Casseb, CEO da Aegea.
A companhia passará a operar em mais de 540 municípios de 15 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 31,7 milhões de pessoas. “A PPP com a Sanepar reforça a capacidade da Aegea de se destacar como gestora no setor de saneamento, demonstrando eficiência operacional, investimentos responsáveis e um firme compromisso com os princípios da agenda ESG.”, destaca Casseb.