Agência promove webinário sobre desafios e oportunidades para a água na agenda climática rumo à COP 30
08/10/25

Andressa Anholete / Agência Senado
A diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Cristiane Battiston participou nesta terça-feira, 7 de outubro, do webinário Desafios e Oportunidades para a Água na Agenda Climática, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com a ANA. O evento foi mediado pela superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência, Ana Paula Fioreze, e contou também com a presença da assessora especial Internacional da Agência, Gisela Forattini.
O encontro fez parte da série Caminho das Águas: Resiliência Hídrica e Climática rumo à COP30, iniciativa que reúne representantes de diferentes setores para debater a inserção da água nos principais processos da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil e estimular contribuições para a Agenda de Ação da COP30, com foco nos temas de água, prevenção e resposta a riscos de desastres.
Em sua fala, a diretora Cristiane ressaltou a importância da água na agenda climática e a necessidade de adaptação diante das mudanças observadas nos padrões hídricos. “As mudanças do clima afetam diretamente os padrões de precipitação e comprometem a disponibilidade hídrica como nós a conhecemos. Os níveis de segurança ou de risco das populações, das atividades humanas e dos ecossistemas já são diferentes. Precisamos de muitos estudos e debates para aprofundar nossas escolhas sobre a gestão dos recursos hídricos nesse novo cenário”, apontou.
Cristiane também alertou para os desafios enfrentados pela população brasileira diante dos extremos climáticos. “No Brasil, a maior parte dos desastres registrados no Sistema Integrado de Informações de Desastres está relacionada ao excesso ou à falta de água. Não é raro termos estados enfrentando inundações e estiagens severas ao mesmo tempo, em partes distintas do território”, explicou.
A diretora ressaltou ainda que a COP30 representa uma oportunidade única de colaboração internacional para fortalecer a segurança hídrica e a resiliência climática global, com o protagonismo da água na agenda climática.
“Os desafios se multiplicam no Brasil e no mundo, e a COP30 apresenta uma grande oportunidade de colaboração entre os países para o compartilhamento de experiências e o aprofundamento de debates sobre como promover a segurança hídrica como base para a resiliência climática global, com ações coordenadas, financiamento adequado e inclusão das vozes mais afetadas”, frisou Battiston.
Ao encerrar, Cristiane reforçou o papel da ANA na produção de conhecimento e na promoção da gestão participativa. “Estamos aqui buscando subsídios para incorporar as visões e propostas da sociedade civil, da academia e dos governos na proposta oficial do Brasil para a COP30, com a intenção de estabelecer uma coalizão global voltada para ações efetivas na promoção da resiliência climática. Aqui na ANA disponibilizamos muitos dados, realizamos estudos e contribuímos nacional e internacionalmente para a melhoria da gestão da água”, finalizou.
Segurança hídrica e adaptação climática na COP30
O secretário-executivo adjunto do MIDR, Tito Lívio Pereira, reforçou o compromisso do governo federal com uma COP participativa e transformadora. “Esta será uma COP construída de forma coletiva, como reforçamos neste webinário. Trata-se de um grande mutirão que envolve governo, empresas, universidades, sociedade civil e comunidades locais atuando lado a lado na construção de uma agenda comum. O Brasil quer que a COP 30 seja um marco não apenas de compromissos, mas principalmente de implementação de ações concretas, territorializadas e inclusivas, que conectem a adaptação climática, a segurança hídrica e o desenvolvimento justo”, destacou Pereira.
Sobre a COP30
A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
