Ampliação da rede de esgoto do Crato ajudará a despoluir Canal do Rio Granjeiro
11/06/25

Ascom Ambiental
O Canal do Rio Granjeiro, em Crato, receberá o maior coletor-tronco do sistema de esgotamento sanitário do município, com mais de 3km de extensão. O projeto, orçado em mais de R$ 2 milhões, vai contribuir com a despoluição do rio, além de ampliar a cobertura de esgoto do município, que deve fechar o ano de 2025 com 49% de disponibilidade de rede. A obra é executada pela Ambiental Crato.
Como explica o órgão, o coletor-tronco é uma tubulação de diâmetro superior e instalada em profundidade maior do que as redes de esgoto convencionais, o que explica a complexidade da obra em andamento ao longo do Canal. Esse tipo de rede recebe efluentes de vários territórios, encaminhando, em seguida, para uma estação de tratamento.
“Quando a obra for concluída, mais de seis mil imóveis dos bairros centrais, como Pinto Madeira, São Miguel e Sossego, poderão se conectar ao sistema, direcionando o esgoto para ser tratado da forma correta. Além disso, o coletor-tronco tem capacidade para receber 50% de todos os efluentes coletados na cidade, ou seja, essa é uma estrutura que será crucial para universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto no Crato”, detalha o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra. Segundo ele, cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas pela intervenção.