ANA reúne instituições do setor aquaviário para fortalecer o monitoramento hidrológico e a segurança da navegação
16/06/26

gov.br
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nesta quinta-feira (12), uma reunião de articulação institucional com representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Marinha do Brasil para compartilhar informações, ferramentas tecnológicas e projetos voltados ao fortalecimento da navegação interior no país.
Ao recepcionar os presentes, a diretora da ANA Cristiane Battiston destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos responsáveis pela regulação, gestão, operação e fiscalização do setor aquaviário para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura hidroviária brasileira.
Durante a reunião, equipes técnicas da ANA apresentaram os sistemas e ferramentas utilizados para o monitoramento hidrológico e a previsão de eventos críticos, como secas e cheias, que subsidiam a gestão dos recursos hídricos e contribuem para a segurança da navegação e para a eficiência logística das hidrovias brasileiras.
As apresentações abordaram, ainda, a importância da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) na geração de dados e informações essenciais para o planejamento das operações hidroviárias, a gestão de riscos e a tomada de decisão por órgãos públicos e agentes do setor produtivo.
Na ocasião, a Agência também ressaltou os desafios relacionados à manutenção e à modernização da rede de monitoramento hidrológico diante das restrições orçamentárias enfrentadas nos últimos anos. Os participantes destacaram a relevância estratégica dos serviços prestados pela ANA para diversos setores da economia e para a segurança da navegação nas hidrovias do país.
Ao final do encontro, os representantes das instituições reforçaram a importância da cooperação interinstitucional para aprimorar o compartilhamento de informações, fortalecer a infraestrutura de monitoramento hidrológico e ampliar a resiliência dos sistemas de transporte aquaviário frente aos eventos climáticos extremos.
Representando a ANA, participaram do encontro o superintendente de Operações e Eventos Críticos, Joaquim Gondim; o superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Marcelo Medeiros, entre outros. Pela Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, estiveram na visita o secretário de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier e o diretor de Gestão Hidroviária (DGH), Eliezé Bulhões de Carvalho. Eduardo Queiroz, superintendente de Estudos e Projetos Aquaviários da Antaq; Ângela Parente, coordenadora de Obras em Vias Navegáveis do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o CMG Edmar Alves, Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, também participaram do encontro.
A iniciativa integra os esforços da ANA para promover a gestão integrada dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura hidroviária brasileira.
