top of page

Bacia do Banabuiú entra em nível de Escassez Hídrica e Cogerh emite alerta

10/11/25

Bacia do Banabuiú entra em nível de Escassez Hídrica e Cogerh emite alerta

Deyved Viana

A Bacia do Banabuiú, conjunto de açudes que estão situados a grande maioria na região do Sertão Central, está em alerta. A Bacia encontra-se em um nível considerado de escassez hídrica, segundo detalhamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

A Companhia chegou a emitir um documento para formalizar o nível de atenção hídrica.

Segundo a Cogerh escassez hídrica é o estado de uma bacia quando ela acumula menos de 30% de sua capacidade total. Isso não significa que os açudes estão cada um com 30% ou que estejam secos. É a somatória do armazenado em todos esses reservatórios que indicam esse nível.

O texto alerta para a situação de abastecimento delicada nos açudes dessas três bacias, e permite medidas como a suspensão temporária de outorgas para irrigação ou uso industrial, perfuração emergencial de poços, transporte de água por carros-pipa, entre outras.

Apesar de reconhecer o cenário preocupante nessas três bacias, a SRH ressalva que os níveis atuais dos reservatórios são suficientes para atender as demandas de todos os setores da sociedade até a próxima quadra chuvosa, sem riscos de racionamento de água ou falta de abastecimento.

Nesse caso, a declaração de situação de escassez é apenas um ato preventivo, para que se a situação venha a piorar, o Estado possa adotar as medidas necessárias para garantir o abastecimento humano e dessedentação animal, como é estabelecido por lei.

bottom of page