top of page

Brasil e Espanha firmam cooperação para avançar na irrigação sustentável

21/10/25

Brasil e Espanha firmam cooperação para avançar na irrigação sustentável

Divulgação/MIDR

O Brasil e a Espanha deram nesta segunda-feira (20) um novo passo na cooperação internacional para o uso sustentável da água. Em missão oficial a Madri, o secretário Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, representando o ministro Waldez Góes, assinou um Memorando de Entendimentos com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino da Espanha, com foco no fortalecimento das políticas de irrigação.

O documento estabelece cooperação bilateral para o desenvolvimento de tecnologias e ações voltadas à irrigação eficiente, gestão hídrica e uso sustentável da água no setor agrícola. O acordo abrange temas como uso de sensores e ferramentas digitais para monitoramento da irrigação, técnicas de menor consumo de água, reaproveitamento de águas residuais, irrigação de precisão e gestão de sistemas em regiões com escassez hídrica. “Quando tratamos de clima, estamos falando diretamente de segurança alimentar, prevenção de desastres, saúde, transporte e geração de energia. A água é o elo que conecta todos esses temas”, destacou Giuseppe Vieira.

A parceria permitirá o intercâmbio de informações técnicas, capacitação de profissionais e compartilhamento de experiências entre os dois países, reconhecidos internacionalmente por sua expertise no uso estratégico da água para a segurança alimentar e o desenvolvimento regional. “Somos o sexto país do mundo em área irrigada, com mais de 8 milhões de hectares, e seguimos ampliando a produção de alimentos com sustentabilidade, sem abrir novas fronteiras agrícolas. A experiência da Espanha em tecnologias de irrigação eficiente, reuso de água e enfrentamento da escassez hídrica será estratégica para fortalecer nossos projetos públicos e os Polos de Agricultura Irrigada no semiárido brasileiro”, pontuou o secretário.

A Espanha é referência em tecnologias de gotejamento, microaspersão e reutilização de água em ambientes de seca prolongada. Já o Brasil, sexto país do mundo em área irrigada, tem avançado na estruturação de polos de agricultura irrigada e na modernização de projetos públicos com foco em produtividade e inclusão produtiva no semiárido.

No ato da assinatura, a diretora geral de Desenvolvimento Rural, Inovação e Formação Agroalimentar do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, Espanha, Isabel Bombal Díaz, ressaltou a experiência de anos da Espanha no que diz respeito ao uso de tecnologias inovadoras para aumentar a produtividade da irrigação. Ela destacou também a importância de alinhar essas práticas à gestão consciente da água, especialmente em um momento crítico de mudanças climáticas.

A celebração do Memorando marca o início dos compromissos do Brasil na missão internacional que, ao longo da semana, contará com encontros com ministros de água e saneamento, painéis de alto nível e debates sobre segurança hídrica, integração regional e preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

COP30

A COP reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, representantes da sociedade civil, de governos, do setor privado, e de organizações internacionais para discutir ações para combater a mudança climática. Diante dessa ampla colaboração com a pauta climática, o MIDR vem contribuindo, especialmente por meio do seu Comitê Permanente de Resiliência Climática, nas discussões do encontro global que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). A COP30 reunirá líderes mundiais, representantes de governos, ciência e sociedade civil para debater soluções climáticas — e marcará a primeira vez que a conferência será realizada na Amazônia.

bottom of page