Câmara reúne moradores e Corsan para discutir falta de água
06/03/24
Comunicação Digital/CMPF
A Câmara Municipal de Vereadores realizou, nesta terça-feira (5), uma reunião com a Superintendência da Corsan/Aegea e lideranças comunitárias, com o objetivo de buscar esclarecimentos, especialmente, sobre o desabastecimento de água que aconteceu no último fim de semana, atingindo cerca de 60% da cidade. A situação gerou inúmeras reclamações dos moradores, que já vinham registrando seu descontentamento com os serviços da Companhia, sobre outras questões como o aumento de tarifas, calendário de obras, entre outros.
A reunião contou com a presença de representantes da Corsan/Aegea, entre eles o Superintendente, Aldomir Santi, o Coordenador dos Movimentos Populares, Felipe Manfroi, o presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), Nilson Santa Helena, o presidente da Associação de Moradores do Centro (AMAC), José Rodrigo Santos, a presidente da associação de moradores do bairro Leonardo Ilha, Roberta Siqueira, o presidente da associação do bairro Ivo Ferreira, Milton de Paula, e a representante do Loteamento Canaã, Ana Paula Lemos. Entre os vereadores, participaram Altamir da Silva dos Santos (Solidariedade), Evandro Meireles, Eva Valéria Lorenzato (PT), Gio Krug (PSD), Michel Oliveira (PSB), Nharam Carvalho (União Brasil) e Regina Costa dos Santos (PDT).
Na oportunidade, todos os presentes fizeram seus relatos sobre os principais problemas que vêm sendo enfrentados, relacionados aos serviços prestados pela Corsan/Aegea, mas, principalmente, a falta de água repentina registrada no último fim de semana, que atingiu milhares de famílias, em vários pontos da cidade.
De acordo com Santi, o desabastecimento foi causado devido à turbidez da água, ou seja, a água tinha muitos elementos como terra que a deixavam com aspecto escuro, o que impossibilitava o tratamento. “Uma de nossas estações teve que ser retirada de operação, com a captação interrompida para manter os níveis de potabilidade dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. Imediatamente, damos início a uma investigação, utilizando drones, uma equipe de mergulhadores, e chegamos à conclusão de que foi um fenômeno natural, uma mistura do que tem depositado no fundo da barragem com a água, ocasionado esse problema, mas que já foi solucionado”, explicou Santi.
Na oportunidade, também foram feitos questionamentos sobre o aumento das tarifas registradas por alguns consumidores. Sobre isso, Santi garantiu que não houve reajuste de tarifa após a privatização. “Um aumento considerável na conta de água pode estar relacionado ao aumento de consumo, vazamento, erro de leitura ou problemas com o medidor, então, se o consumidor perceber qualquer situação atípica na sua conta de água, ele deve procurar a Corsan, através dos seus inúmeros canais de atendimento, pois, certamente, iremos encontrar uma solução”, afirmou Santi.
O presidente da UAMPAF, Nilson Santa Helena, descreveu o ocorrido no último fim de semana, como “um dos piores momentos enfrentados por algumas famílias, principalmente pelo longo período que ficaram sem água, todo um fim de semana, mas saímos dessa reunião confiantes de que, através desse diálogo e aproximação com da Companhia com as lideranças comunitárias, providências serão tomadas para que situações como essa não aconteçam mais”, salientou.
Para o Coordenador dos Movimentos Populares, Felipe Manfroi, foi uma reunião muito importante, “nos possibilitando essa aproximação com a Corsan para encaminhar as principais demandas da população, esclarecer sobre os motivos que levaram aos transtornos ocorridos no fim de semana, que preocuparam bastante os moradores dos bairros atingidos. Ficamos satisfeitos pois a Corsan recebeu as reclamações, explicou que foi uma questão pontual, e colocou sua equipe e seus canais de comunicação à disposição dos presidentes de bairros”.
Nesse sentido, Santi agradeceu a movimentação da Câmara de Vereadores no sentido de organizar o encontro, “pois o que queremos é isso, nos aproximar da comunidade, fazer encontros mais periódicos, levar informações, esclarecimentos sobre nossos canais de comunicação digitais, que tem se mostrado muito práticos para solucionar qualquer assunto com a Corsan”, complementou.
Para o presidente Saul Spinelli, mais uma vez a Câmara cumpre seu papel, estando ao lado da comunidade, realizando uma reunião bastante positiva no sentido de esclarecer uma série de dúvidas sobre os problemas que vêm sendo identificados pela comunidade. Salientou, ainda, a oportunidade para que a Companhia pudesse expor sobre seus canais de atendimento, que geram uma maior aproximação com os usuários.
“É extremamente positivo que a Corsan disponibilize esses canais de atendimento à população, de maneira presencial, na avenida Sete de Setembro, no centro da cidade e, as ferramentas digitais como o aplicativo, o whatsapp, o 0800, que facilitam muito a comunicação, pois, a boa comunicação resolve muitos problemas”, avaliou Spinelli.
Canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.