Camboriú inaugura primeira Estação de Tratamento de Água da história do município
09/01/26

Divulgação
Camboriú deu um passo no fortalecimento da segurança hídrica com a inauguração, nesta terça-feira (6), da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, implantada pela concessionária Águas de Camboriú, do grupo AEGEA, na Rua Rio Alegre, no Loteamento Ebenezer, no Bairro Rio Pequeno.
Mesmo assim, Camboriú depende diretamente da ETA de Balneário Camboriú – a cidade inclusive registrou um aumento de 22% no consumo de água, especialmente na semana do Natal.
Segundo a prefeitura de Camboriú, a ETA do Rio do Meio foi projetada especialmente para atender à demanda da alta temporada de verão.
Com capacidade de produção de 19 litros por segundo, a ETA modular é capaz de tratar até 1,728 milhão de litros de água por dia. Isso é suficiente para atender cerca de 10 mil pessoas – Camboriú possui, segundo estimativa do IBGE, cerca de 117 mil moradores.
De acordo com dados da Águas de Camboriú, houve um aumento de 8,27% no volume de água tratada distribuída à população em comparação com o mesmo período da temporada anterior. Entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, foram distribuídos mais de 485 milhões de litros de água em 18 dias.
Para o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, a inauguração representa um momento importante, principalmente porque esta é a primeira vez que o município atravessa a alta temporada de verão sem falta de água.
“Neste primeiro momento, a cidade recebe uma estrutura transitória, específica para o período de verão, mas fundamental para garantir água tratada e de qualidade à população, especialmente à região do Rio Pequeno, que já necessitava de reforço no abastecimento”, disse.
Balneário Camboriú
Em dias normais, Balneário Camboriú e Camboriú consomem entre 600 a 700 litros por segundo de água, mas na temporada há um aumento considerável. Para atender essa demanda, a Emasa reforçou sistemas – com aumento de 70 litros por segundo, o que representa mais de 10 milhões de litros de água por dia.
Segundo o diretor-técnico da Emasa, Jefferson Andrade, foram cerca de 15 dias com alto movimento, chegando a registrar um aumento de 22% no consumo de água, especialmente na semana do Natal.
“Após esse pico, os índices foram reduzindo, fechando com cerca de 11% de aumento em relação ao mesmo período da temporada anterior. Conseguimos manter os níveis dos reservatórios de forma equilibrada para que nenhum bairro fosse prejudicado. É claro que houve situações pontuais de queda de pressão, mas com o contingenciamento de caminhões-pipa em pronto atendimento conseguimos suprir rapidamente essas necessidades”, explicou.
No tratamento de esgoto, o sistema também foi bastante exigido (vale lembrar que hoje Camboriú não possui estação de tratamento de esgoto). De acordo com Jefferson, houve um acréscimo entre 14% e 16% no volume de efluentes recebidos, principalmente na semana do Ano Novo, em Balneário. Ainda assim, o desempenho foi considerado superior ao do ano anterior.
“Tivemos algumas situações pontuais, o que é normal em um período de extrema carga, mas o índice de ocorrências foi menor do que no ano passado. Entramos nessa temporada muito mais preparados, com manutenção preventiva de bombas, elevatórias e redes, além de equipes bem estruturadas para atender os chamados emergenciais”, afirmou.
