Cesan avança na contratação rumo ao tratamento de esgoto para reúso em siderúrgica
07/03/24
Imagem ilustrativa
Na edição desta quarta-feira (06) do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), foi publicada a homologação da licitação para construção, operação e manutenção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A ação tem como foco o tratamento de esgoto sanitário para reúso na siderúrgica ArcelorMittal. O próximo passo é a assinatura de contrato com o Consórcio GS Inima – Tubonews.
O Consórcio, representado pela corretora Sita, foi vencedor do leilão internacional realizado na B3, em São Paulo, em janeiro, ao apresentar uma proposta com desconto de 25% sobre a tarifa e uma outorga de 13% sobre a receita líquida.
O projeto em questão prevê a construção de uma EPAR com capacidade para transformar 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso destinada a fins industriais. Inicialmente, a ArcelorMittal será a principal beneficiária desse processo, mas conversas com outras grandes empresas como Vale e Suzano já estão em andamento, indicando possíveis expansões e benefícios adicionais para a região.
O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões, correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão. Esta ação do governo beneficiará não apenas a siderúrgica, mas também os moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.