top of page

Cesan participa da Fenasan 2025 com presença técnica e apresentação de trabalhos

24/10/25

Cesan participa da Fenasan 2025 com presença técnica e apresentação de trabalhos

Cesan

Nesta terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23), o presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Munir Abud; a diretora de Engenharia e Meio Ambiente, Kátia Côco; o diretor Operacional, Thiago Furtado, entre outros empregados da Companhia participaram da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2025. O evento, realizado em São Paulo, é considerado o maior das Américas na área de saneamento ambiental e além de acompanhar as discussões e atividades do evento, alguns empregados da Cesan também apresentaram trabalhos técnicos durante a Feira.

Com o tema “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, os participantes puderam acompanhar palestras, apresentações técnicas e painéis sobre as principais tendências e desafios do setor.

Entre os assuntos debatidos estiveram as inovações e estratégias para alcançar a universalização e a sustentabilidade do saneamento no Brasil, com destaque para o uso de novas tecnologias, a gestão social, fundiária e ambiental, além da contribuição do setor para o futuro energético e climático.

Durante a programação técnica, empregados da Cesan apresentaram trabalhos que destacaram experiências e soluções inovadoras da Companhia. Foram eles: “Intervenção integrada de engenharia e ações sociais na ampliação do sistema de esgotamento: um estudo de caso para sustentabilidade”, de Renata Maia das Flores; “Rastreabilidade de equipamentos hidráulicos e eletromecânicos de ETA de grande porte com emprego de software livre”, de Jadilson Torres Hilario Mancini; “Sacos geotêxteis: alternativa operacional para complementação da ETL Reis Magos” e “Gestão operacional da intrusão salina na captação da ETA Reis Magos”, ambos de Ludimila Marvila Girondoli; “Avaliação de emissões em estações de tratamento de águas residuais: integrando modelagem matemática e experimentos laboratoriais com câmara de fluxo aos dados de campo”, de Kamila Furtado Cupertino; e “Resiliência hídrica: proposta de gestão por meio da análise de dados geoespaciais”, de Monica Regina da Silva Passos.

Com entrada gratuita e para o público geral, a Fenasan também ofereceu uma ampla área de visitação voltada à gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável, ampliando oportunidades de aprendizado, networking e novos negócios.

bottom of page