Complexo Araucária atende 25 mil moradores com tratamento de esgoto
11/12/24
Arquivo PML
Com capacidade de tratamento de 104 litros por segundo, o Complexo Araucária foi inaugurado em 2019, sendo um conjunto de infraestrutura de esgotamento sanitário que contempla, inicialmente, cerca de cinco mil famílias (25 mil pessoas) residentes em oito bairros e em dois loteamentos populares na parte sul da cidade.
O conjunto de obras compreende a implantação de 40 mil metros de rede coletora, cinco elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Araucária). À época, Lages passou a ter 50% de sua área urbana coberta com sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Agora, com a conclusão e o pleno funcionamento do terceiro módulo da ETE Caça e Tiro – que compreende o Complexo Ponte Grande e possui capacidade de tratamento de esgoto de 208 litros por segundo – somados aos serviços da ETE Araucária, Lages alcança uma cobertura de cerca de 70% de esgoto tratado.
O Complexo Araucária compreende oito bairros e dois loteamentos populares. São eles: bairros Santa Catarina, Santa Clara, Promorar, Centenário, Santo Antônio, Araucária, São Luiz e Morro Grande e os loteamentos Preá e Novo Milênio.