top of page

DAEV realiza média de oito desentupimentos por dia e alerta para uso correto da rede de esgoto

30/07/25

DAEV realiza média de oito desentupimentos por dia e alerta para uso correto da rede de esgoto

DAEV S.A.

Com uma média de oito desentupimentos de rede coletora de esgoto por dia, o DAEV SA reforça à população a importância de não utilizar o sistema de esgoto como lixeira. Segundo a empresa pública valinhense, o número de chamados atendidos é considerado muito alto, superando a marca de mais de 2.500 por ano.

Entre os principais motivos dos entupimentos estão o descarte irregular de objetos como papel higiênico, fraldas descartáveis, panos, estopas, fio dental, preservativos e até restos de alimentos — itens que não deveriam ser lançados nem nas pias, nem nos vasos sanitários. Outro problema apontado pelo gerente de Manutenção, Márcio Olivera, é o acúmulo de areia também na rede, proveniente muitas vezes de limpeza de obras e ligação irregular da rede pluvial na de esgoto.

“A rede coletora de esgoto foi projetada para transportar apenas efluentes domésticos, ou seja, água do banho, lavatórios e vasos sanitários. Quando resíduos sólidos são descartados, ocorrem obstruções que podem causar refluxo, vazamentos, mau cheiro e até o rompimento da tubulação”, explica Oliveira, destacando que, entre a média de oito entupimentos, a maioria precisa ser resolvida com apoio de hidrojato, devido à complexidade da obstrução.

De acordo com o DAEV, a atuação das equipes operacionais com os caminhões hidrojato e também com varetas (manual) tem sido constante. “Esse é um serviço que demanda tempo, equipe técnica e recursos, e que poderia ser evitado com mais conscientização da população”, reforça Oliveira.

Além dos danos à rede pública e transtornos aos moradores, os entupimentos geram impactos ambientais, já que podem provocar extravasamentos para o solo e vias públicas, exigindo ações emergenciais de contenção e limpeza.

“Todos podem colaborar para evitar problemas e manter a rede funcionando de forma adequada. A responsabilidade com o saneamento é coletiva”, finaliza o gerente.

bottom of page