top of page

De 0% a 70% de esgoto tratado na Estância Turística de Paraibuna

18/12/24

De 0% a 70% de esgoto tratado na Estância Turística de Paraibuna

Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna

banner seguranca osasco 970x250.jpg

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (Caepa) comemora o avanço no saneamento básico do município, que saiu de 0% de esgoto tratado, em agosto de 2020, para mais de 70% em dezembro de 2024.

A marca foi alcançada com as inaugurações da Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) da Vila Modesto e do Residencial Vitória (CDHU), em evento nesta terça-feira (17), que contou com a presença do prefeito Victor Miranda, diretores da Caepa, da prefeita eleita do município, Prof.ª Helô, do vice-prefeito eleito, Tales Vitório, dos vereadores eleitos, Tomás Barbosa, Marcos Antonio de Carvalho Lima (Marquinhos), da diretora municipal de Administração e Finanças, Leila Sales Rangel, e do chefe de Gabinete da Prefeitura, Benedito Rômulo Fonseca Júnior.

Moradora da Vila Modesto há mais de 30 anos, Inês Jesus dos Santos, elogiou o cuidado da administração municipal em promover e valorizar o meio ambiente e a saúde da população. “o tratamento do esgoto é muito importante porque ajuda a garantir uma melhor qualidade de vida tanto para nós moradores, como também de quem visita nossa cidade, então parabéns a Prefeitura e a Caepa por todo investimento dedicado ao tratamento de esgoto e a preservação ambiental em Paraibuna”.

O prefeito Vitão destacou a importância da iniciativa e da expansão dos projetos de esgotamento sanitário no município. “Com a estação elevatória da Vila Modesto demos mais um importante salto, mas os investimentos continuam e os próximos locais beneficiados com tratamento de esgoto serão o Alferes Bento (obras em andamento), São Guido e outros bairros descentralizados. A gente espera chegar num futuro breve na universalização do serviço, ou seja, o atendimento em todas as regiões do município para levarmos água potável e esgoto tratado aos nossos munícipes.

O chefe do Poder Executivo complementou, ressaltando: “Estamos muito felizes de deixar esse legado da incrível marca de mais de 70% de esgoto tratado na Estância Turística de Paraibuna, dando um grande passo para chegarmos em breve nos 100%, que será a realização de um grande sonho”, enfatiza.

Segundo o gerente da Caepa, Rafael Souza, a EEEB da Vila Modesto é uma importante etapa de um processo contínuo de modernização e expansão dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, garantindo mais saúde e bem-estar para todos os moradores. “Essa obra representa não apenas uma evolução no sistema de saneamento, mas também um passo fundamental para que Paraibuna alcance a meta de universalização do tratamento de esgoto. A cada nova estação em operação, estamos mais perto de oferecer aos nossos cidadãos um ambiente mais saudável e sustentável”.

Ainda de acordo com o gerente da concessionária, “com a conclusão dessa importante obra, a cidade de Paraibuna fortalece seu compromisso com o futuro, promovendo uma cidade mais limpa, mais organizada e, acima de tudo, mais consciente de sua responsabilidade ambiental. Agradecemos a todos que participaram desse processo e continuaremos trabalhando para alcançar novos avanços em nossa infraestrutura”, destacou Rafael.

Atualmente, a Estância Turística de Paraibuna possui 61,38% de esgoto tratado. Com a entrada em operação da Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) no bairro da Vila Modesto, a cobertura do tratamento de esgoto na cidade será ampliada para 70,48%, o que representa um avanço significativo no saneamento básico local, contribuindo para garantir mais qualidade de vida para a atual e as futuras gerações, além de uma maior proteção ao meio ambiente no município.

Macaé tá on
bottom of page