Descartes indevidos na rede de esgoto causam prejuízos
18/09/25

Divulgação
O descarte de resíduos não domésticos na rede de esgoto é um desafio para o tratamento de esgoto. Além da probabilidade de entupimento nas tubulações públicas e residenciais, os materiais atípicos causam sérios problemas operacionais e ambientais. Apenas neste semestre, a Companhia Matonense de Saneamento (CMS) recolheu mais de 160 toneladas de resíduos não domésticos que chegaram à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre eles, pedaços de madeira, estopas, tampas de garrafa e plásticos em geral.
Qualquer substância ou material lançado nas redes de esgoto que não seja tratável pela ETE pode ser considerado como resíduo não doméstico, também conhecido como esgoto atípico. Essas substâncias incluem produtos químicos, óleos, graxas, resíduos industriais, papéis, plásticos, fibras têxteis e outros materiais que comprometem a eficiência do processo de tratamento do efluente doméstico. A conscientização sobre o descarte correto de resíduos é essencial e deve começar nas residências e empresas.
Cada tipo de resíduo exige um tratamento e destinação adequados. Embora pareça simples, o tratamento e a destinação correta dos materiais são questões amplas e trazem diversos benefícios, como a redução da quantidade de lixo no meio ambiente, economia de recursos públicos e a preservação dos recursos naturais, que garantem melhor qualidade de vida para a população.
Vale destacar que a CMS trata 100% do esgoto recebido na ETE, com eficiência acima de 98% na remoção de impurezas. O lodo gerado no tratamento é transformado em condicionador de solo, distribuído gratuitamente a produtores rurais. Para promover a educação ambiental, a companhia promove visitas de estudantes à ETE e apoia eventos e projetos educativos.
Dessa forma, há mais de duas décadas utilizando tecnologias sustentáveis e equipamentos de última geração, a CMS garante máxima eficiência nos seus serviços, preservando o meio ambiente, gerando benefícios para a saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população. Para mais informações sobre o descarte correto dos resíduos, contatos podem ser feitos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone 3383-4060.
