top of page

Diretor interino da ANA participa do lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amapá

09/06/25

Diretor interino da ANA participa do lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amapá

gov.br

banner osasco jogue lixo no lixo 970x250px 02 04 25.jpg

Eat

Em Macapá (AP), no Espaço Natuplay, o diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Nazareno Araújo participou da solenidade de lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amapá (PERH/AP). Na cerimônia desta sexta-feira, 6 de junho, o governador do Amapá, Clécio Luís, lançou o Plano com as presenças do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da secretária de Estado do Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça; entre outras autoridades.

O diretor interino elogiou a iniciativa do estado na elaboração do Plano como um instrumento de desenvolvimento do Amapá. “[É] Um plano moderno, enxuto, com investimentos direcionados para o desenvolvimento do Estado do Amapá e alinhado com as boas práticas que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico já faz sobre planos tanto na sua elaboração como na preocupação com sua implementação”, destacou Nazareno.

Além disso, o dirigente da ANA abordou o enfoque que o Plano Estadual dá ao monitoramento hidrológico. “O plano prevê uma série de ações que tem como foco muito claro o monitoramento hidrológico e isso pode trazer melhores informações e promover esse desenvolvimento que nós estamos propondo. Então, é um grande ganho para o Estado do Amapá ter pensado o futuro e colocado isso num plano estadual de recursos hídricos”, disse Araújo.

O diretor interino também enumerou os avanços do Amapá em sua gestão de recursos hídricos, culminando com o Plano Estadual de Recursos Hídricos. “O PERH/AP é mais um avanço do Estado do Amapá rumo à boa gestão de recursos hídricos. O MIDR [Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional] e o Estado fizeram acordo e construíram juntos um plano moderno, enxuto e que está focado nos instrumentos de gestão e no monitoramento hidrológico. O plano está alinhado com as diretrizes da ANA, especialmente aquelas que tratam de monitoramento e implementação do instrumento. Desde a celebração do Pacto pela Governança da Água, o Estado modernizou a Sala de Situação, aderiu ao QUALIÁGUA e ao Monitor de Secas, tem alcançado quase todas as metas do PROGESTÃO e agora tem também o seu PERH”, concluiu.

O lançamento faz parte do Junho Verde, ação do Governo do Amapá dedicada à conscientização ambiental em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e encerrou a Semana Estadual do Ambiente, a qual contou com atividades educativas e seminários técnicos. O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amapá foi construído como um instrumento estratégico para garantir a segurança hídrica e o uso consciente da água em todo o território dos 16 municípios amapaenses.

Planos de recursos hídricos

Os planos de recursos hídricos (PRHs) definem a agenda dos recursos hídricos de uma região e orientam a implementação dos demais instrumentos estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, a Lei das Águas. Os PRHs fornecem dados atualizados que contribuem para o enriquecimento das bases de dados da ANA e de todo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Além disso, a partir de uma visão integrada dos diferentes usos da água, os planos são elaborados em três níveis: nacional, estadual e de bacia hidrográfica.

Em sua elaboração os PRHs contam com o envolvimento de órgãos governamentais, da sociedade civil, dos usuários e de diversas instituições que participam do gerenciamento dos recursos hídricos. A ANA atua apoiando ou coordenando a elaboração de planos de recursos hídricos em bacias hidrográficas de rios de domínio da União (interestaduais e transfronteiriços). Nas outras esferas, a Agência pode oferecer apoio técnico na elaboração dos planos.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

bottom of page