Documentário celebra 25 anos da ANA e revisita trajetória da Agência
13/01/26

gov.br
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estreia, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, como parte das comemorações pelos seus 25 anos, um documentário que revisita a trajetória institucional da Agência desde sua criação, em 2000, destacando os principais desafios, avanços e conquistas que marcaram esse período. A produção apresenta uma retrospectiva da atuação da ANA na gestão dos recursos hídricos e na regulação do saneamento básico, reunindo registros históricos, imagens de acervo e depoimentos de diretores, ex-diretores, servidores e outros personagens que participaram de momentos decisivos dessa caminhada. Assista ao vídeo em: https://youtu.be/cCAiEvAppxI.
Com narrativa construída a partir de marcos institucionais e técnicos, o documentário evidencia a consolidação da ANA como referência nacional e internacional na promoção da segurança hídrica, no uso sustentável das águas de domínio da União e no fortalecimento da governança regulatória no setor de saneamento básico. A produção percorre episódios-chave da história da Agência, contextualizando decisões, políticas públicas e instrumentos que moldaram a atuação regulatória ao longo de um quarto de século.
Segundo a diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez, o documentário foi concebido de forma colaborativa e reflete o trabalho interno da instituição. “O documentário foi concebido e estruturado com o apoio do comitê instituído pela Agência para coordenar as ações comemorativas dos 25 anos. A produção foi realizada integralmente pela Assessoria Especial de Comunicação Social da ANA, com recursos próprios, refletindo o compromisso com a valorização desta importante instituição para o Brasil, cuidando da memória e de todos os que construíram a Agência ao longo desses 25 anos”, destacou.
Trajetória
Criada pela Lei nº 9.984, de 2000, a ANA passou a desempenhar papel central na regulação e na gestão das águas de domínio da União, como rios interestaduais e transfronteiriços e reservatórios federais. Ao longo dos anos, a Agência estruturou e aprimorou o instrumento de outorga de direito de uso de recursos hídricos, buscando assegurar o uso equilibrado e sustentável da água para diferentes finalidades, como: abastecimento humano e animal, irrigação, indústria, geração de energia, navegação, pesca e mineração.
Entre os marcos regulatórios destacados no documentário estão a ampliação das atribuições da Agência ao longo dos anos. Em 2009, a Lei nº 12.058 conferiu à ANA a responsabilidade de regular e fiscalizar os serviços públicos de irrigação e adução de água bruta. No ano seguinte, a Lei nº 12.334 atribuiu à Agência a organização, implantação e gestão do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Já em 2020, com a aprovação do novo marco legal do saneamento básico (Lei nº 14.026), a ANA passou a editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico em todo o país.
O documentário aborda ainda os passos mais recentes da Agência rumo à modernização digital. Em 2025, durante a cerimônia comemorativa dos 25 anos, realizada em 2 de dezembro, a ANA lançou a primeira versão da plataforma digital Águas Brasil. Desenvolvida no contexto de um amplo projeto de transformação digital, a ferramenta busca integrar sistemas, tornar processos mais ágeis e eficientes e fortalecer a governança e a transparência na gestão e na regulação do uso das águas no Brasil.
Ao revisitar essa trajetória, o documentário dos 25 anos da ANA reafirma o papel estratégico da Agência na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à segurança hídrica, à sustentabilidade e à melhoria contínua dos serviços de saneamento, projetando os desafios e perspectivas para os próximos anos.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
