top of page

Empresa de saneamento básico adere a acordo de cooperação do projeto “Sede de Aprender”

16/12/25

Empresa de saneamento básico adere a acordo de cooperação do projeto “Sede de Aprender”

Leonardo Prado (Secom/CNMP)

A empresa de saneamento básico Aegea Saneamento e Participações S.A aderiu ao acordo de cooperação técnica celebrado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e instituições parceiras para desenvolver e ampliar as ações do projeto “Sede de Aprender” em nível nacional, visando à amplificação e consolidação das iniciativas para fiscalização e controle da universalização do acesso à água potável e ao saneamento básico nas escolas brasileiras.

A adesão ocorreu no dia 9 de dezembro, durante reunião na sede do CNMP, em Brasília. Pelo Conselho, o signatário foi o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; já pela Aegea, o termo foi assinado pelo diretor-presidente, Radamés Andrade Casseb (foto).

A adesão é fruto de acordo firmado, em outubro de 2023, pelo CNMP, Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

Concebido e desenvolvido pelo MPAL, o projeto “Sede de aprender” tem como objetivos analisar e monitorar a oferta de água; ampliar a reflexão do ciclo da água na escola e nas residências; alinhamento aos objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), replicação em unidades familiares, por meio do exemplo e informação observados no ambiente escolar; ampliar sistema de saneamento; transformar local de destinação (desagradável para agradável) e capacitação com projetos nas unidades escolares.

Parceria

Fundada em 2007, a Aegea é uma holding que administra diversas unidades operacionais em vários municípios brasileiros e busca inovar com foco em sustentabilidade e economia circular, destacando-se no setor por sua abrangência e impacto socioambiental.

A Aegea gerencia ativos de saneamento, atuando em todo o processo do ciclo integral da água, no manejo dos resíduos sólidos e no fornecimento de água de reuso para indústria. Sua atuação é considerada um vetor de transformação social e ambiental, traçando uma trajetória de geração de valor por meio da expansão dos investimentos. Com isso, contribui para a geração de renda, o desenvolvimento regional, a promoção da saúde, além da recuperação e proteção do meio ambiente.

bottom of page