Especialista da ANA apresenta planejamento para expandir e modernizar o monitoramento de águas no Brasil no 26º SBRH
28/11/25

gov.br
O especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Flávio Hadler Tröger, participou nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, de uma mesa redonda no 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBHR). O debate, intitulado “Ciência cidadã como ferramenta para a ampliação do monitoramento meteorológico e hidrometeorológico no Brasil”, contou também com a presença de representantes do Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC/CEMADEN) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Flávio apresentou a palestra “Planejamento da Rede Hidrometeorológica Nacional”, destacando a evolução histórica do monitoramento desde 1850 e a recente definição legal da Rede pela Resolução ANA nº 225/2024. Ele explicou a organização da RHN em quatro categorias — Rede da ANA, Redes Cooperadas, Redes de Setores Regulados e redes parceiras — que juntas reúnem milhares de estações em operação no país.
O especialista enfatizou o planejamento integrado conduzido pela ANA para otimizar a rede e fortalecer parcerias com estados e comitês de bacias. Também ressaltou sistemas modernos, como o Hidro Observa, essenciais para agilizar a disponibilização de dados hidrológicos em um contexto de eventos climáticos cada vez mais desafiadores.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
