top of page

Estação de tratamento de água no Ponto Alto com previsão de término no segundo semestre

25/06/24

Estação de tratamento de água no Ponto Alto com previsão de término no segundo semestre

Site Mzl10

banner osasco jogue lixo no lixo 970x250px 02 04 25.jpg

Eat

Importante reforço para o abastecimento de água em Araquari está com as obras em ritmo avançado. É a nova Estação de Tratamento de Água da cidade, que já está com dois terços da obra completados. O investimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na estrutura é de aproximadamente R$ 30 milhões.

A agilidade da execução é possível graças a uma tecnologia de estruturas pré-fabricadas. “Por se tratar de uma ETA pré-fabricada em aço inoxidável, muitos elementos da unidade chegam prontos no local”, explica a engenheira Poliane Kowalski, fiscal da obra. “Nesses locais que já foram montados estamos agora desenvolvendo obras elétricas e mecânicas”.

Entre as estruturas pré-fabricadas, estão os tanques de decantação e o floculador, que trabalham na remoção de impurezas da água. Já outras partes da ETA, são executadas no local. O edifício de operações, o edifício de armazenamento de cloro e o chamado tanque de equalização já estão em fase de acabamento.

Quando for finalizada, a nova ETA terá capacidade de tratar até 200 litros por segundo. Isso equivale a 17,2 milhões de litros de água produzida diariamente, o suficiente para encher quase sete piscinas olímpicas. A obra acontece na localidade de Ponto Alto, em terreno cedido pela Prefeitura. A expectativa é concluir até o final de 2024.

Segundo dados do IBGE, em pouco mais de uma década a população de Araquari quase dobrou, indo de 25 mil para mais de 45 mil habitantes. No mesmo período, o PIB foi multiplicado 14 vezes, sendo um dos que mais cresceu no Estado.

bottom of page