top of page

Funasa define prioridades para 2026 com foco no saneamento rural e na Região Norte

08/01/26

Funasa define prioridades para 2026 com foco no saneamento rural e na Região Norte

Edmar Chaperman/Funasa

Ao encerrar 2025, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) definiu as principais diretrizes que vão orientar sua atuação em 2026, com foco no fortalecimento do saneamento rural, na ampliação das ações na Região Norte e na retomada da formação técnica como eixo estruturante das políticas públicas do setor.

As prioridades foram apresentadas em dezembro e refletem o acúmulo institucional de um ano marcado por investimentos, presença territorial e articulação com parceiros estratégicos. Entre os eixos centrais para 2026 estão a ampliação do acesso a soluções de saneamento em áreas rurais e comunidades tradicionais, o reforço da atuação na Amazônia e a qualificação técnica de gestores e profissionais que atuam na ponta das políticas públicas.

Segundo o presidente da Funasa, Alexandre Motta, a definição dessas diretrizes dialoga diretamente com a agenda desenvolvida ao longo de 2025, que incluiu a ampliação de editais de investimento, ações em assentamentos e comunidades amazônicas, participação em caravanas federativas e o fortalecimento da atuação institucional no contexto da COP30. “A experiência acumulada nesses diferentes eixos contribuiu para orientar as escolhas estratégicas da Fundação para o próximo ciclo”, explicou.

Formação e capacitação

Outro destaque para 2026 é a retomada e o fortalecimento das ações de formação técnica, consideradas fundamentais para ampliar a capacidade dos municípios de elaborar projetos, acessar recursos federais e executar políticas de saneamento de forma eficiente e sustentável.

Nesse sentido, um dos destaques ainda em 2025 foi a abertura das inscrições para capacitação sobre o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), na sexta-feira (19/12). O curso, no formato EAD, é resultado da parceria da Fundação com BID e Fiocruz e será realizado pelo Centro de Formação em Saúde e Saneamento Ambiental (Cefor), como parte das ações da Casa do Saneamento

“Ao projetar suas prioridades para o próximo ano, a Funasa encerra 2025 reforçando seu compromisso com a redução das desigualdades no acesso ao saneamento básico, a promoção da saúde pública e o desenvolvimento regional. As diretrizes para 2026 sinalizam a continuidade de uma atuação focada no território, na cooperação institucional e na construção de soluções estruturantes para o país”, afirmou Alexandre Motta.

bottom of page