Gestão da água e do saneamento nos municípios ganha protagonismo na COP30, em Belém
17/11/25

Tales Armiliato/Rádio Caxias
A COP30 que segue até 21 de novembro em Belém (PA) coloca a gestão do saneamento básico e da água como eixos centrais das discussões climáticas. No estande da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), por exemplo, especialistas debateram como o colapso climático impacta o abastecimento, o tratamento de esgoto e a proteção de nascentes na região amazônica.
Durante os painéis organizados pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) na “Casa do Saneamento”, foi reforçado que a universalização da água potável, o tratamento adequado de esgoto e a conservação das nascentes não são apenas metas de infraestrutura — são estratégias de adaptação e mitigação diante das mudanças no ciclo hídrico global.
Neste sentido prefeitos de cidades espalhadas pelo Brasil e de diferentes estados participam da COP30 e de debates e painéis em busca de troca de ideias sobre a gestão da água e do saneamento. Durante esses momentos realizados em auditórios localizados na Blue Zone no Hangar Centro de Eventos da Amazonia, as parcerias entre os gestores municipais é uma constante.
Referência em Cidades Inteligentes e tecnologias para agilizar o atendimento ao cidadão, a cidade do Recife esteve presente em um dos painéis da COP30, também debatendo a gestão da água e do saneamento, além de outros assuntos. De acordo com o prefeito da cidade pernambucana, João Campos, uma comitiva de Caxias do Sul esteve visitando Recife em fevereiro deste ano para conhecer experiências locais. Ele salientou à reportagem da Rádio Caxias que a COP30 representa um momento de união, onde os prefeitos podem aplicar em suas realidades, iniciativas que tiveram sucesso em outras cidades espalhadas pelo Brasil.
Sobre a COP30, o prefeito do Recife acredita que os debates na capital paraense devem acontecer, entretanto, o que o povo espera, de fato, são ações que saiam do papel e se tornem uma realidade.
Cotado como um dos nomes que surgem dentro da política nacional para quem sabe a disputa ao Planalto, a Rádio Caxias questionou o prefeito do Recife sobre seu futuro.
A programação para este sábado (15), na COP30 inclui dias temáticos focados em energia, indústria, transporte, comércio, finanças, mercados de carbono e gases não-CO₂. Além disso, haverá um “Funeral dos Combustíveis Fósseis” (parte da Marcha Global pelo Clima) e a abertura do show de encerramento da Cúpula dos Povos.
O repórter da Rádio Caxias Tales Armiliato está acompanhando a programação do evento direto da COP30, em Belém (PA).
