Governador inaugura Sistema de Esgotamento Sanitário em Piratuba
19/08/24
Leo Munhoz/SECOM
Um importante polo turístico no Oeste catarinense, conhecido como a terra das águas termais, avança em mais qualidade de vida aos moradores. Isso porque, passa a contar com Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ipira-Piratuba, beneficiando os dois municípios. O evento de inauguração aconteceu neste sábado (17) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Piratuba, com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz.
“O Estado de Santa Catarina nunca levou a sério o saneamento básico e pra nós melhorar esse indicador é um compromisso, uma missão. A exemplo do que nós estamos fazendo hoje aqui em Piratuba e Ipira. A região aqui é eminentemente turística, e isso faz a diferença. Eles já recebem aqui 700 mil pessoas por ano e como é que não tem saneamento básico? Não pode ser assim. Então nós estamos fazendo com que a Casan possa, em parceria com o Governo, parceria com a Agência Francesa, melhorar esse estado de coisa que nos envergonha. A Casan tá fazendo o papel dela investindo em saneamento e água de qualidade, porque isso é vida. Isso é transformação, isso melhora a qualidade de vida, melhora a saúde pública e a gente economiza no gasto com a saúde quando você investe em saneamento básico”, disse o governador Jorginho Mello.
O SES Ipira-Piratuba vai atender cerca de 6 mil moradores somando os dois municípios. A obra é resultado de um investimento de R$ 24,1 milhões, uma parceria entre a Companhia com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A CASAN instalou aproximadamente 14 km de redes de coleta e 3,4 km de tubulação emissária. A ETE terá capacidade para tratar 1,3 milhão de litros de esgoto por dia, beneficiando também a qualidade da água do Rio do Peixe.
Em Piratuba, o sistema vai coletar e tratar o esgoto da área do Bairro Balneário, principal destino turístico da cidade pelas suas águas termais, e parte do Centro. Já em Ipira, as regiões atendidas serão dos bairros do Hospital e dos Estudantes, além de trechos da região central.
“São duas cidades que vivem do turismo e estão crescendo muito, estão se desenvolvendo e é importante a gente ter essa estação de tratamento de esgoto para permitir que na verdade as pessoas tenham mais saúde, portanto, mais atração pra cá. Trata-se de uma estação muito moderna, toda automatizada usando uma tecnologia de ponta e que permite com que todo o processo que a gente tem aqui devolva à natureza a água 98% limpa, clara, cuidando do meio ambiente, cuidando da sustentabilidade”, explica o presidente da Casan, Edson Moritz.
Além do presidente da CASAN, também estiveram presentes o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, o Superintendente Regional do Oeste, Pery Fornari Filho, o chefe de Agência local, Vinícius de Bortoli, demais colaboradores e autoridades.