Na COP30, Osasco se destaca na agenda de segurança alimentar, clima e sustentabilidade
26/11/25

Divulgação
A Prefeitura de Osasco participou oficialmente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) no mês de novembro, e se destacou na agenda de segurança alimentar, clima e sustentabilidade. Ao longo do evento, o município apresentou iniciativas voltadas a sistemas alimentares sustentáveis, combate ao desperdício de alimentos, agricultura urbana, adaptação climática e economia circular.
Integraram a equipe técnica do GT Climático de Osasco o secretário Executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade (SESAN), João Paulo Pucciariello Perez, a chefe de gabinete da SESAN, Beatriz Sanchez Fragata, Clarissa Barbosa da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), Felipe Carvalho Rocha da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Felipe Tannus Moreira da Costa e Rebeca Artuso Alves da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além de Wanusa Abreu de Paula da Secretaria de Serviços e Obras.
A presença e atuação de Osasco em painéis internacionais, debates e apresentações de políticas públicas locais, entre os dias 10 e 17 de novembro, reforçaram o alinhamento do município às diretrizes internacionais da agenda climática global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com a equipe técnica de Osasco, “a participação dos integrantes do Grupo de Trabalho em Mudanças Climáticas na delegação brasileira da COP30 além de estratégica, visou garantir atuação em múltiplas frentes, como governança climática, segurança alimentar, justiça climática, resíduos sólidos, transição energética, entre outras iniciativas”.
Durante a conferência, foi apresentada a Declaração de Intenções da Cidade de Osasco para a Agenda Municipal de Ação Climática, documento que reafirma o compromisso político e técnico do município com ações de mitigação, adaptação e justiça climática. A declaração destacou a participação oficial do município na COP30, o papel dos governos locais na agenda global do clima, a liderança de Osasco em políticas públicas inovadoras e a importância da cooperação internacional e da governança multissetorial. Também ressaltou o protagonismo da cidade nos ODS e reforçou o reconhecimento nacional e internacional das ações de mitigação e adaptação já implementadas.
Destacam-se ainda a coordenação do Estudo de Adaptação Climática do CIOESTE (2022–2024), financiado pelo EUROCLIMA+ e envolvendo 12 municípios e a cidade de Córdoba (Argentina), a identificação de riscos de inundação e seca e a construção de planos regionais de resiliência urbana, a elaboração do 1º Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa em parceria com o ICLEI e apoio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, a modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED, o início da transição energética da frota municipal com ônibus elétricos, a expansão de hortas urbanas e o fortalecimento do Banco de Alimentos, referência nacional no combate ao desperdício de alimentos e apoio às famílias vulneráveis.
Também foram ressaltados a inauguração do Centro de Apoio à Logística Reversa no Portal D’Oeste, reunindo Ecoponto, mini ecopontos e Central de apoio à logística reversa, a ampliação de pontos de entrega de resíduos especiais como vidros, pilhas, baterias, eletroeletrônicos e lâmpadas, a implantação do Programa Osasco Sem Papel, que digitaliza processos, reduz custos, agiliza serviços e fortalece a transparência, além da conquista do Certificado ODS – Selo Ouro, concedido pelo Instituto ODS.
Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), o município está conduzindo um diagnóstico detalhado de riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas, com foco em populações periféricas e territórios suscetíveis a eventos extremos.
“Apresentamos as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, fortalecemos a articulação institucional e buscamos novas oportunidades e recursos para ampliar as iniciativas no território. Trazemos para casa aprendizados, parcerias, potenciais financiadores e soluções que fortalecem nossa agenda e ampliam a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário executivo João Perez.
Osasco integra o Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA/MDS), participa do projeto internacional Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis (IFFD) e da Declaração de Veneza, que inclui o município no mesmo projeto internacional. É cidade mentora do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) e recebeu reconhecimento internacional com a iniciativa ‘Território em Foco: Osasco pelo Clima’, vencedora do edital Climate Democracy Accelerator, da organização People Powered. Além disso, é membro ativo de redes estratégicas como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a Frente Nacional de Prefeitos, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, o Pacto de Milão e a OGP – Parceria para Governo Aberto.
