Nova Estação de Tratamento da Deso vai beneficiar população de Areia Branca e Itabaiana
20/02/24
Ascom/Deso
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos, a obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Areia Branca, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), está chegando na reta final e deve ser concluída em maio deste ano.
Após a conclusão da obra, a produção de água na captação do Rio Jacarecica aumentará mais de 2.400 m³/hora, beneficiando principalmente o município de Itabaiana.
O superintendente de Expansão de Obras, Gabriel de Campos, informou que, atualmente, os serviços encontram-se na fase de interligação do sistema antigo com o novo, além da instalação de alguns equipamentos. As equipes operacionais estão substituindo e ampliando as bombas de captação das barragens de Jacarecica, para melhorar a qualidade do serviço. “São seis quilômetros de adutora de água bruta, 17 quilômetros de adutora de água tratada, em tubos de 300 milímetros de diâmetro, mais a construção da nova ETA. Com o investimento do governo federal estimado em R$ 42 milhões, estamos triplicando a linha de fornecimento na região”, explicou.
Apesar de estar sendo realizada em uma localização estratégica, em Areia Branca, por conta da proximidade com o Rio Jacarecica, a obra pretende atender principalmente à população itabaianense. Conforme esclareceu a engenheira civil da Gerência de Obra Especial I (GOB1), Patrícia Costa, Itabaiana apresentou um crescimento populacional muito grande nos últimos anos, o que também fez aumentar a demanda de água.
“A quantidade do abastecimento que temos no município Areia Branca, até o momento, já é suficiente para a população de lá. Mas, de qualquer forma, os areia-branquenses também serão beneficiados com melhoria da qualidade da água, proporcionados pela nova ETA que está sendo construída”, disse a engenheira, destacando que a Deso está sempre mapeando as necessidades de cada região.
Vale lembrar que na nova ETA em Areia Branca, o processo de tratamento da água seguirá os procedimentos convencionais: Coagulação e Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação. Na primeira, as impurezas são agrupadas em flocos, através da ação de um coagulante, para que possam ser removidas na fase decantação, na qual esses flocos são sedimentados em tanques. Após isso, a água passa por filtros de areia, que removem as partículas que não foram decantadas.
Além disso, outro engenheiro civil da GOB1, Aron Setton Filho, acrescentou que será implantado um Sistema de Reaproveitamento de Água de Lavagem (SRAL) na nova ETA.
“Nesse sistema, a água usada para a limpeza dos filtros da ETA, ao invés de ser descartada, também recebe o tratamento e é reutilizada, de forma que o desperdício é zero”, pontuou o engenheiro.
Paradas programadas
Para a execução do serviço, são necessárias interrupções temporárias do abastecimento. Isso porque estão sendo realizados serviços justamente por onde a água passa para chegar nas torneiras, a exemplo do serviço de substituição e interligação das tubulações, que é impossível de executar com o fluxo em andamento.
Por esse motivo, a Deso está sempre informando a população com antecedência quando haverá alguma parada programada, através de avisos nos principais canais e redes de comunicação da empresa. Qualquer dúvida ou emergência pode ser sanada pelo número 08000790195, com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.