Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar mais de 90 mil moradores
08/07/24
PNB Online
O município de Primavera do Leste receberá uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Ribeirão dos Perdidos. A cerimônia para oficializar o lançamento das obras aconteceu na última semana, com a presença do prefeito Leonardo Bortolin, secretários municipais, vereadores, moradores, autoridades, imprensa e colaboradores da concessionária.
Construída em um local de aproximadamente 40 mil metros quadrados, afastada da área urbana, a nova ETE tem capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo e atuará com as melhores tecnologias voltadas para o tratamento de esgoto, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. A obra leva o nome do manancial que receberá os efluentes tratados, o Córrego dos Perdidos.
Segundo o diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana, o montante da obra de mais de R$ 34 milhões da concessionária vai proporcionar um sistema ainda mais moderno e eficiente. “Esta é uma obra que foi planejada priorizando a eficiência e a flexibilidade operacional, com equipamentos modernos que contribuirão ainda mais para o crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade. Mais do que uma grande obra, a nova Estação de Tratamento de Esgoto é um verdadeiro compromisso com as futuras gerações e um legado para o município”.
A nova ETE deve ser entregue até dezembro de 2025. A atual estrutura, localizada no Jardim Riva será desativada. Primavera do Leste já alcançou mais de 75% de cobertura em serviços de esgoto, benefício que garante a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária.