top of page

Obras de nova estação de tratamento de esgoto de Pelotas começam no primeiro semestre

13/01/26

Obras de nova estação de tratamento de esgoto de Pelotas começam no primeiro semestre

Sanep / Divulgação / CP

O Serviços Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) anunciou a conclusão do projeto executivo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenho. A unidade beneficiará aproximadamente 130 mil pessoas e terá vazão de 225 litros por segundo. Dos R$ 79,7 milhões que serão investidos na obra, R$ 70 milhões são oriundos de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O restante será custeado pelo município.

As obras devem iniciar neste semestre, porém, antes deverá ser desenvolvido e aprovado o edital de abertura para a contratação da empresa responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto. A projeção é que isto ocorra em até 45 dias, contados a partir desta segunda-feira. O diretor-presidente da autarquia, Ellemar Worjahn, avalia a conclusão do projeto executivo como uma etapa muito importante para o saneamento da cidade.

"O projeto norteará o andamento da construção até o fim. Esta é uma obra de grande porte, com impacto significativo na vida das pessoas. O planejamento é fundamental para minimizar a possibilidade de atrasos e garantir a eficiência na condução dos trabalhos", observou.

A área de atendimento da nova ETE abrangerá os bairros Balsa, Centro, Cruzeiro, Dunas, Fátima, Jardim Europa, Loteamento Bela Vista, Navegantes, Porto, São Gonçalo e Vasco Pires. O projeto contempla estações elevatórias e redes necessárias para viabilizar o tratamento na unidade. A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos após o seu início.

bottom of page