top of page

Osasco forma novas turmas da EJA/MOVA

28/11/25

Osasco forma novas turmas da EJA/MOVA

Justino Alencar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realizou quarta-feira, 26/11, no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1.533, Vila Yara), cerimônia de formatura de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização (MOVA). Ao todo são 139 formandos, sendo 99 do segundo semestre e 40 do primeiro.

As dependências do espaço ficaram repletamente tomadas por formandos, familiares, amigos, professores, educadores e autoridades municipais do Executivo e do Legislativo. O secretário de Educação, José Toste Borges, representou o prefeito Gerson Pessoa na cerimônia, da qual também participaram Alessandra Cornáglia, secretária executiva de coordenação pedagógica, Rutiléa Antunes de Luca, supervisorta de ensino da EJA/Mova, Bete Parro, coordenadora da EJA Pro (ensino fundamental com cursos profissionalizantes), Rodrigo Pinho, coordenador do MOVA, e os vereadores Laerte Mendonça, Délbio Teruel, e Stephane Rossi.

“Ver o teatro lotado é motivo de muita emoção para todos nós educadores. Vocês são verdadeiros heróis e vencedores, porque não desistiram do sonho do aprendizado”, disse Toste.

Segundo Rutiléa Antunes, a maioria dos estudantes da EJA/Mova é idosa e do sexo feminino. Para ela, duas situações levam pessoas da melhor idade a retomar os estudos. “O primeiro é terem a consciência de que a educação é um direito de todos, não só das crianças e adolescentes, e também pela oportunidade oferecida pela Prefeitura, que assegura esse direito. Então, quando se tem essa concepção, as pessoas começam a se interessar e voltam para a sala de aula”.

A costureira Maria de Souza Lima Silva, 60 anos, moradora da Vila dos Remédios, na zona Norte da cidade, retomou os estudos depois de quase uma década. “Eu já fazia a EJA em 2014, mas precisei parar porque tinha que cuidar de filhos e da casa. Agora que eles já estão com a vida encaminhada decidi retomar. Foi muito bom porque, além de evoluir nos estudos, a gente ocupa a cabeça”, avalia.

O programa EJA/MOVA (do primeiro ao 5º ano do ensino fundamental), oferecido a pessoas a partir dos 15 anos, atende atualmente 700 alunos em 20 escolas municipais e 19 núcleos de MOVA (funcionam em igrejas e associações de bairro).

O índice de analfabetismo em Osasco atualmente, de acordo com Rutiléa Antunes, gira em torno de 2,5% da população da cidade.

bottom of page