Piraí inaugura Estação de Tratamento de Esgotos
29/02/24
Divulgação - Extra Piraí
A prefeitura de Piraí inaugurou nesta terça-feira, 27, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Hospital Flávio Leal. Segundo a administração municipal, a iniciativa, fruto de uma parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), reflete, além de um avanço na infraestrutura da cidade, o compromisso com o meio ambiente e a saúde pública.
Antes da criação da nova unidade, o Hospital Flávio Leal lançava esgoto sem tratamento no corpo hídrico de Piraí, causando impactos ambientais sérios. Com o novo sistema aeróbico da estação de tratamento, todo o esgoto passará por um processo eficaz, sendo encaminhado à concessionária e desaguado no corpo hídrico sem causar qualquer poluição.
A cerimônia de inauguração da ETE Flávio Leal contou com a presença do prefeito Ricardo Passos, da secretária municipal de Saúde, Giane Gióia, do diretor-geral do Hospital Flávio Leal, Ricardo Carvalhêdo, do gerente da Região do Médio Paraíba da Cedae, Sandro Arantes, e demais secretários.
A implantação da ETE resultou em uma economia significativa, ultrapassando R$ 1 milhão dos cofres municipais. Segundo a prefeitura, graças à iniciativa, que fortalece a responsabilidade fiscal do município, é possível direcionar recursos para outras melhorias na comunidade.
- Essa conquista é um passo crucial para o desenvolvimento sustentável de Piraí. A parceria com a Cedae e a inauguração da ETE do Hospital Flávio Leal demonstram nosso comprometimento com a qualidade de vida da população e com a preservação do meio ambiente - afirmou o prefeito Ricardo Passos.
Giane Gióia, secretária municipal de Saúde, destacou ainda:
- A saúde da nossa comunidade está intrinsecamente ligada à qualidade do meio ambiente. Esta ETE é um marco para a saúde pública, garantindo que resíduos da unidade de saúde não prejudiquem o nosso ecossistema.
Ricardo Carvalhêdo, Diretor Geral do Hospital Flávio Leal, acrescentou:
- Estamos comprometidos em oferecer cuidados de saúde de qualidade, não apenas aos pacientes, mas também ao meio ambiente. A estação de tratamento é um passo significativo em direção a um futuro mais saudável para Piraí.