Porto Itapoá ultrapassa 2 milhões de litros de água reutilizada
19/03/26

Portal Portuario BR
O Porto Itapoá atingiu o marco de mais de 2 milhões de litros de água reutilizada desde a inauguração da expansão da Fase III em janeiro de 2024. O resultado é impulsionado pela operação de sua Estação de Reúso de Água, equipada com moderna tecnologia de membranas internas — compacta e altamente eficiente — com capacidade de tratamento de até 10 m³ por dia.
A água tratada é reutilizada em diversas frentes operacionais, incluindo abastecimento de sanitários, lavagem de veículos, gestão de resíduos e outras demandas internas. A iniciativa contribui diretamente para a redução do consumo de água potável e para a mitigação dos impactos ambientais das atividades logísticas.
“Este é um exemplo de como tecnologia e sustentabilidade podem andar juntas. Nosso compromisso vai além da eficiência operacional; estamos dedicados à adoção de práticas que contribuem para a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais”, afirmou o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten.
A iniciativa segue padrões ambientais de referência e representa um avanço significativo na gestão da água dentro do setor portuário. Além disso, o Porto Itapoá mantém um sistema consolidado de tratamento de efluentes, que supera 7 milhões de litros por ano. Presente desde o início das operações, a estrutura vem sendo continuamente aprimorada e, em 2022, foi modernizada com tecnologia de biorreator de membranas, comumente utilizada em segmentos industriais mais avançados.
Atualmente, uma média de 20.000 litros de efluentes é tratada diariamente, provenientes de sanitários, do refeitório e da cozinha do prédio administrativo, com capacidade instalada superior a 70.000 litros por dia. A água tratada alcança qualidade adequada para reúso, e o terminal já avalia sua aplicação em atividades como limpeza de áreas e equipamentos, ampliando ainda mais a eficiência ambiental de suas operações.
