Quanta água potável existe na Terra? Quantia é menor do que você imagina
30/07/25

World Resource Institute/Reprodução
Essencial para a vida, a água parece estar em todos os lugares, mas a quantidade de água potável não é exatamente tão abundante assim. Apesar de 71% da superfície terrestre ser coberta por água, apenas 2,5% é doce.
Destes 2,5%, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta Terra tem 0,5% do total da água potável utilizável e disponível. Por isso, graças às alterações do clima e a má gestão do recurso, a estimativa é que cerca de 2 bilhões de pessoas não tenham atualmente acesso à água potável no mundo.
Enquanto isso, a demanda global aumenta. Até 2050, estima-se que a necessidade do recurso cresça entre 20% e 25%. Ao mesmo tempo, o número de bacias hidrográficas com fornecimento de água instável deverá aumentar em 19%.
Situação crítica da água potável em 25 países
Um mapa da World Resource Institute (WRI) evidencia a crise hídrica mundial e alerta para a situação crítica em pelo menos 25 países. Assim, com o mapa do WRI, é possível localizar quais as regiões que mais sofrem com escassez do recurso.
Eles levaram em consideração a relação entre a demanda e a quantidade renovável do recurso. Dessa forma, quanto menor é a diferença entre a oferta e a demanda, mais vulnerável um local está.
Assim, um país que enfrenta escassez extrema de água utiliza pelo menos 80% de seu suprimento disponível. Atualmente, 25 países estão nesta condição e mesmo um período mínimo de seca já coloca a população em risco de não ter água em casa.
25 países expostos ao estresse hídrico extremo anualmente
Bahrein
Chipre
Kuwait
Líbano
Omã
Catar
Emirados Árabes
Arábia Saudita
Israel
Egito
Líbia
Iemen
Botsuana
Irã
Jordânia
Chile
República de São Marino
Bélgica
Grécia
Tunísia
Namíbia
África do Sul
Iraque
Índia
Síria
Quando se olha para as regiões, o Oriente Médio, o Norte da África e o Sul da Ásia são as áreas mais afetadas pela crise hídrica. As primeiras possuem cerca de 83% da população exposta a um nível extremamente alto de falta de água. Já a terceira tem 74% de seus habitantes convivendo com a escassez.
Somada com a população dos 25 países mais expostos à escassez hídrica, são 4 bilhões de pessoas (50% da população mundial) vivendo sob grande estresse hídrico.
