Ribeirão Pires é beneficiada em programa de revitalização de rios
21/11/25

Divulgação
Ribeirão Pires foi uma das 10 cidades da Região Metropolitana beneficiada com o Programa Rios Vivos, que promoveu o desassoreamento das águas da bacia do Alto Tietê.
Somente do município do Grande ABC foram retirados 18 mil m³ de sedimentos, o que demandou um custo de R$ 920 mil.
O Governo de São Paulo investiu no total R$ 24,6 milhões e removeu 259 mil m³ de sedimentos.
O programa da SP Águas, agência de de águas de São Paulo, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, opera em conjunto com as prefeituras, que aderem à iniciativa e ficam responsáveis pelo licenciamento ambiental, destino dos resíduos e manutenção das áreas recuperadas.
CRISE HÍDRICA
O desassoreamento é uma das principais medidas de enfrentamento à escassez hídrica. Um dos mananciais que abastecem o Grande ABC, o sistema Alto Tietê está operando com apenas 20,3% de sua capacidade.
O número que vem baixando cada dia mais, especialmente pela falta de chuvas, o que levou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a promover um racionamento de água. Para se ter uma ideia, em agosto, o nível do Alto Tietê era 33,9%.
A retirada dos sedimentos permite que um aumento da capacidade de escoamento da água, favorecendo o recebimento das contribuições dos mananciais. Nos reservatórios de abastecimento público, amplia o volume útil de armazenamento, garantindo mais água disponível para os períodos de estiagem. Assim, o desassoreamento reforça a disponibilidade hídrica.
