top of page

Sabesp amplia ligações de esgoto em Ubatuba; índice de moradias com coleta e tratamento de esgoto chegará a 62%

12/02/24

Sabesp amplia ligações de esgoto em Ubatuba; índice de moradias com coleta e tratamento de esgoto chegará a 62%

Noticias das Praias

A Sabesp informa que deu início às novas ligações de esgoto para os moradores de Ubatuba, após ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaguá. O serviço deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano aumentará o índice de cobertura com esgoto coletado de Ubatuba de 55% para 62%, sendo 100% tratado.

Ubatuba, com 92.980 habitantes e uma das cidades do litoral paulista mais procuradas por turistas de todo o país e do exterior neste carnaval, é a que tem o pior índice de moradias com coleta e tratamento de esgoto no litoral norte paulista: 55%. Atualmente, Ilhabela tem 62% de suas moradias com coleta e tratamento de esgoto; em São Sebastião, este índice é de 74%;e, em Caraguatatuba, este índice chega a 92%.

A falta de saneamento básico prejudica a qualidade de balneabilidade das praias da cidade. No boletim de balneabilidade divulgado esta semana pela Cetesb(Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo), Ubatuba aparece com cinco praias impróprias para banho: Itaguá( em dois pontos), Santa Rita, Itamambuca(trecho do rio), Lázaro e Perequê-Mirim.

Ligações

Segundo informa a Cetesb, nesta 1ª etapa que segue no primeiro semestre de 2024, serão atendidos sequencialmente os bairros Estufa 2, Estufa 1 (parcial), Itaguá (parcial), Jardim Carolina, Samambaia e Marafunda (parcial), que somam cerca de 3.300 imóveis.

Visando otimizar a execução dos serviços, as ligações serão feitas por bairro e rua, sendo que os clientes receberão notificação com a previsão da disponibilização para cada imóvel e instruções para o pedido de ligação de esgoto.

A obra da ETE Itaguá, que está em andamento, tem custo estimado em R$ 21,8 milhões. As obras ainda preveem a expansão do atendimento com coleta de esgoto em outros bairros, por meio da ampliação do sistema de coleta da região central de Ubatuba, que contemplam o emissário terrestre já implantado na Av. Iperoig e a execução da nova Estação Elevatória de Esgotos localizada na Rua Tamoios, Barra da Lagoa.

Essas obras garantem a ampliação do atendimento com coleta de esgotos na região central de Ubatuba, beneficiando mais de 13,5 mil pessoas, contando os moradores e a população flutuante, aumentando o índice de cobertura com esgoto coletado de Ubatuba de 55% para 62%, sendo 100% tratado.

bottom of page