Sabesp apresenta novo contrato e metas de universalização dos serviços em reunião com secretariado de Mongaguá
08/08/25

Gabriel Freitas
Representantes da Sabesp se reuniram no início de agosto com parte do secretariado de Mongaguá, no gabinete, para apresentar o novo contrato de concessão de serviços firmado com os municípios paulistas. Pela empresa, participaram do encontro a diretora regional da Baixada Santista e Vale, Olívia Mendonça, e a coordenadora de Relações Contratuais, Sonia Mitri.
O novo modelo contratual da concessionária passa a ser unificado para os 371 municípios atendidos pela empresa no estado de São Paulo, mas com cláusulas específicas para cada cidade. Em Mongaguá, a Sabesp projeta metas ambiciosas para os próximos anos: atingir 99% de cobertura com rede de água e 95% com rede de esgoto em todo o município, a chamada universalização. Até 2027, a previsão é que 95% das moradias tenham acesso à água tratada e 87% estejam ligadas à rede de esgoto, incluindo áreas rurais, que começarão a ser recenseadas ainda neste mês de agosto.
Segundo a empresa, essas metas serão acompanhadas por rigorosos indicadores de qualidade. O não cumprimento desses critérios poderá acarretar penalizações financeiras para a concessionária, com impacto direto na tarifa de água.
Durante a reunião, a Sabesp também solicitou apoio da prefeitura no planejamento conjunto de futuras obras e ouviu demandas da Secretaria de Serviços Externos, comprometendo-se a resolver problemas pontuais relatados.
Além da prefeita, estiveram presentes secretários e gestores das pastas de Governo, Habitação, Planejamento, Meio Ambiente, Serviços Externos e Obras Públicas.
