Saneamento básico: a engenharia essencial que constrói o futuro sustentável do Brasil
31/12/25

Divulgação/Tubarão Saneamentos/ND
O saneamento básico é a engenharia “invisível” fundamental para a manutenção da saúde pública, da proteção ambiental e do desenvolvimento econômico de qualquer país.
No Brasil, os desafios históricos nessa área são significativos, mas o Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), instituído em 2020, criou um arcabouço legal, administrativo e regulatório para que todas as esferas de Governo (federal, estadual e municipal), os órgãos da Administração Pública e a sociedade civil somem esforços para universalizar o acesso e a efetiva prestação do serviço público de saneamento básico.
Neste contexto de avanços concretos, a atuação das concessionárias locais torna-se essencial. No Sul de Santa Catarina, a Tubarão Saneamento exemplifica como a integração de tecnologia de ponta, educação ambiental e uma visão de economia circular pode transformar o tratamento de água e esgoto em um pilar ativo para um futuro sustentável no estado.
O Brasil ainda caminha para universalizar o acesso ao saneamento básico. Estudos periódicos, como o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, monitoram a evolução dos indicadores nos maiores municípios do país, evidenciando tanto os progressos quanto os obstáculos persistentes. Esses dados são cruciais para direcionar políticas públicas e investimentos.
A atuação em âmbito local, portanto, é o campo onde essas metas nacionais se materializam. Em Tubarão, os números já retratam esse impacto: a concessionária já proporciona água tratada para mais de 35 mil famílias e garante acesso ao serviço de esgoto para cerca de 48 mil pessoas, desviando mensalmente 227 milhões de litros de esgoto da natureza.
Assim, cada metro cúbico de água tratada e litro de esgoto coletado e corretamente manejado representam um avanço direto na qualidade de vida e na proteção dos ecossistemas da região.
Tecnologia a serviço da máxima potência hídrica
A crescente frequência de eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que atingem Santa Catarina, por exemplo, exige um sistema de saneamento preparado. A Tubarão Saneamento tem investido em uma combinação de modernização estrutural, tecnologia preditiva, e aprimoramento de protocolos de contingência para fortalecer o sistema, reduzindo riscos e mantendo a segurança do abastecimento.
Um dos investimentos mais estratégicos é a vídeo-inspeção da rede coletora de esgoto. Com um investimento superior a R$ 100 mil em equipamentos, a tecnologia funciona como um “raio-X” das tubulações, permitindo inspecionar com precisão a integridade da rede.
Somente em 2025, mais de 10 quilômetros de tubulações foram vistoriados, identificando previamente trincas, infiltrações e obstruções. Essa manutenção preventiva é vital para evitar colapsos e extravasamentos, especialmente durante temporais.
Paralelamente, a concessionária moderniza suas instalações centrais, como a substituição dos floculadores originais da Estação de Tratamento de Água, datados de 1951, por equipamentos modernos, em um investimento consistente que garante maior eficiência e segurança no abastecimento.
Educação ambiental: semeando consciência para colher sustentabilidade
Mesmo a engenharia mais avançada pode ser comprometida por hábitos inadequados dentro das residências, órgãos, empresas e comércios. O descarte incorreto de resíduos sólidos, como plásticos, fraldas e óleo de cozinha, é um dos principais inimigos das redes coletoras, causando entupimentos e danos ambientais significativos.
Reconhecendo que a sustentabilidade é uma construção coletiva, a Tubarão Saneamento coloca a educação ambiental como pilar central de sua atuação. O programa “Portas Abertas” é uma das principais ferramentas: apenas em 2025, cerca de 500 estudantes de 25 instituições de ensino visitaram as estações de tratamento para ver na prática a complexidade e a importância do saneamento.
Além dele, o Programa “Gordura não Cabe na Rede de esgoto” foi criado para levar às escolas e comunidades alertas sobre o descarte correto deste material e promover a campanha de arrecadação de óleo usado, que ocorre nas sedes da Tubarão Saneamento e da Funat (Fundação do Meio Ambiente de Tubarão).
Essas visitas, que conectam teoria e prática, têm o poder de formar cidadãos mais conscientes e futuros profissionais mais preparados. Além disso, a empresa desenvolve um constante trabalho de comunicação, usando inclusive imagens reais da vídeo-inspeção para alertar sobre os prejuízos do descarte incorreto, reforçando que atitudes simples em casa são a primeira linha de defesa para a infraestrutura de toda a cidade.
O caminho para um futuro verdadeiramente sustentável é pavimentado com ações concretas no presente. O saneamento básico, quando executado com excelência técnica e visão ampla, deixa de ser um “serviço oculto” para se tornar um agente ativo de transformação socioambiental.
Por meio da modernização contínua de seu parque tecnológico, da adoção de princípios de economia circular e, sobretudo, do investimento na educação das novas gerações, a Tubarão Saneamento demonstra que é possível ir além do cumprimento de metas.
A concessionária tem construído, na prática, em Tubarão um modelo responsável de qualidade de vida para as décadas futuras, provando que cada gota de água tratada e cada esgoto coletado são passos decisivos na direção certa.
