Saneamento Rural beneficia comunidade no município de Renascença
24/07/24

Sanepar
Uma parceria entre Governo do Estado, Sanepar, Prefeitura de Renascença e comunidade está levando água tratada para a localidade João de Paula I, por meio do Programa de Saneamento Rural. Depois de ter sido perfurado o poço, ainda neste mês começam a ser instalados os 40 quilômetros de redes necessários para que a água chegue nas 98 propriedades da localidade.
Esta é a primeira comunidade rural do município que terá água tratada por meio do Programa de Saneamento Rural em pareceria entre a Sanepar e a Prefeitura de Renascença. Além do poço, o sistema já conta com a casa de química onde será feito o tratamento. A Sanepar também vai instalar um reservatório de água com capacidade para 20 mil litros de água.
Pela parceria, a Sanepar executa os projetos, fornece os materiais e o acompanhamento e apoio técnico. A mão de obra para instalação das redes e unidades construtivas está a cargo da Prefeitura Municipal que, com a comunidade, assumem a gestão e a operação do sistema. Nesse empreendimento estão sendo aplicados mais de R$ 1 milhão.
A gerente Geral da Sanepar para a região Sudoeste, Rita Camana, afirma que a Sanepar, a Prefeitura e o Governo do Estado estão unindo esforços para implantação desse sistema de saneamento rural. “A Prefeitura já fez praticamente toda a parte do sistema de tratamento e a Sanepar disponibilizou parte dos materiais para que sejam iniciadas as obras de instalação dos 40 quilômetros de tubulação para atender as 98 famílias rurais. A previsão é a de que esse trabalho seja concluído o mais rápido possível, em razão da dificuldade que a comunidade tem em relação à água potável”, destaca.
Paulo Sérgio Deola, secretário de Agricultura do Município, diz que a implantação do sistema de abastecimento nessa comunidade é um anseio de mais de 20 anos e que, em períodos de estiagem, começava a faltar água até para o consumo humano. “Havia essa necessidade e estávamos na expectativa há anos de levar água potável para essas famílias. Buscamos então a parceria com a Sanepar. Agora estamos concretizando esse sonho, com a Sanepar disponibilizando o material, como a tubulação, bomba e a caixa de água e com o trabalho de abertura das valas, que faremos nos próximos dias, para levarmos a tão sonhada água às famílias do assentamento João de Paula”, explica Paulo.
Novas parcerias deverão ser estabelecidas entre os órgãos governamentais estadual e municipal para abastecer mais moradores do interior do município.