Sanepar irá implantar serviço de esgoto em Missal
11/06/24
Portal Missal
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, assinou nesta segunda-feira, 10 de junho, ordem de serviço para início de obras de esgotamento sanitário em Missal. A assinatura foi no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, com a presença do prefeito Adilto Ferrari, do vice-prefeito Chenho, de diretores da Sanepar e do servidor municipal de Missal, Paulo Eduardo Paetzold.
As obras, que se iniciam ainda em junho, de acordo com a assessoria da Sanepar, irão implantar o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Os investimentos são de R$ 19,4 milhões, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional. Trata-se de um convênio que beneficia municípios do Oeste do Estado, com a implantação de sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário com alta eficiência na remoção de carga orgânica.
Serão executados 54,8 quilômetros de rede coletora, 4,1 km de linha de recalque, duas estações elevatórias e 2.531 ligações de esgoto. O esgoto coletado será bombeado ao município vizinho de Itaipulândia, onde está em construção uma estação de tratamento de esgoto, com gestão integrada entre os municípios.
Após a conclusão, o serviço irá beneficiar cerca de 7.500 moradores de Missal, atendendo quase 88% da população. Durante a obra, serão criados 290 empregos diretos e 650 empregos indiretos.
“Estamos acelerando obras e investimentos porque queremos atingir a meta de universalização no esgotamento sanitário antes de 2033. A parceria com Itaipu e PTI é muito importante porque nos propicia esse atendimento”, afirma o presidente da Sanepar.
O prefeito Adilto Ferrari falou da importância do esgotamento sanitário para a cidade. “Este é um anseio antigo da população porque ter coleta de esgoto garante mais saúde qualidade de vida. Estamos muito satisfeitos porque essa obra significa muito para os moradores”, disse.