top of page

Secretaria de Recuperação do Rio Doce alinha projetos de saneamento em Jaguaré

26/05/25

Secretaria de Recuperação do Rio Doce alinha projetos de saneamento em Jaguaré

Reprodução

banner osasco jogue lixo no lixo 970x250px 02 04 25.jpg

Eat

A equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce segue visitando as cidades da Bacia Hidrográfica capixaba e conhecendo de perto as demandas dos municípios afetados pelo desastre ambiental de Mariana, ocorrido em 2015.

Na cidade de Jaguaré, o secretário estadual Guerino Balestrassi se reuniu com o prefeito Marcos Guerra, e debateu os projetos municipais para as áreas de Saneamento e Recuperação Ambiental.

Uma das demandas apresentadas pelo prefeito Marcos foi o projeto de saneamento para o bairro Palmital, com obras que levariam o esgoto daquela região até a estação de tratamento do bairro Boa Vista.

Outro ponto discutido no encontro, realizado na sede da Prefeitura, foi a recuperação ambiental do Rio Barra Seca, que passa por Jaguaré e deságua na foz do Rio Doce, contribuindo para a formação da bacia hidrográfica.

“O foco maior, nestes primeiros anos, é de investimentos em saneamento rural, saneamento urbano, recuperação ambiental e no desenvolvimento econômico sustentável das cidades atingidas, sempre atendendo as exigências do acordo de repactuação assinado pelo Governo do Estado em 2024. Os projetos apresentados pelo prefeito Marcos Guerra vão ao encontro do que determina o acordo e ao que orienta o nosso governador Renato Casagrande”, afirmou o secretário Guerino.

Criada pelo Governo do Espírito Santo em dezembro do ano passado, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem como finalidade apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Mariana.

O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva, que envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil.

bottom of page