Sema destaca protagonismo do Programa Água Doce em congresso nacional de saneamento rural
04/11/25

ba.gov.br
O coordenador estadual do Programa Água Doce (PAD Bahia) e coordenador da Diretoria de Políticas e Planejamento Ambiental (DIPPA) da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), João Paulo Ribeiro, representou o Estado da Bahia no II Congresso Nacional de Saneamento Rural (SANEA Brasil), realizado em Petrolina (PE). O evento reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições nacionais para debater soluções sustentáveis voltadas ao abastecimento e à valorização de recursos no meio rural.
João Paulo atuou como moderador do painel “Caminhos para a Sustentabilidade: recursos hídricos e valorização de resíduos”, realizado na sexta-feira (31). Durante o debate, ele destacou a metodologia e os resultados do Programa Água Doce, política pública que tem garantido acesso à água potável para comunidades do semiárido baiano.
Segundo o coordenador, o PAD é uma experiência exitosa que alia tecnologia social, gestão comunitária e sustentabilidade, fortalecendo políticas permanentes de acesso à água no semiárido brasileiro. “O diálogo foi extremamente produtivo e reforça a necessidade de unir esforços para garantir a sustentabilidade hídrica no semiárido”, disse.
O painel contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e da Fiocruz Minas. Entre os temas debatidos, estiveram as tecnologias sociais de reuso e reaproveitamento da água, o aproveitamento do concentrado salino para fins produtivos e os desafios da implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR).
