Trecho do Rio Tietê que passa por Salto volta a ser tomado por espuma branca
01/07/24
Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
O trecho do Rio Tietê que passa por Salto (SP) voltou a ser tomado por uma espuma branca na tarde deste domingo (30). Imagens registradas por volta de 12h30 mostram o cenário no Parque de Lavras.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não foi acionada, mas explicou que as corredeiras do Rio Tietê, a diminuição das chuvas durante o período de outono e inverno (que reduz a vazão do rio) e a necessidade de maior cobertura de tratamento de esgoto em alguns municípios antes da cidade de Salto colaboram com a formação da espuma.
Segundo a Cetesb, o Governo de São Paulo tem trabalhado com os municípios para universalizar a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos, o que deve colaborar para a melhoria das condições do rio.
A Prefeitura de Salto informou que a cidade trata quase 100% de seu esgoto e que a poluição vem da Região Metropolitana de São Paulo e é decorrente da precariedade do tratamento de esgoto naquela área.
"Entretanto, ao contrário do que ocorre em outras cidades, em que há a necessidade de se fazer a contenção da espuma que invade as vias, Salto não tem esse tipo de problema. Ainda assim, a situação é monitorada e a população sempre orientada para evitar chegar perto do rio, principalmente quando estiver nessas condições", diz em nota.
A prefeitura também explicou que tem participado de reuniões na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para falar a respeito do Projeto Integra Tietê, de iniciativa do Governo Estadual, que deve começar a resolver a situação no Rio Tietê.