UEMS e MS Pantanal firmam cooperação para projeto inovador de tratamento de efluentes na região pantaneira
23/09/25

UEMS
A Unidade Universitária da UEMS/Aquidauana, onde está localizada a Fazenda Experimental do Pantanal Tech MS, passou a contar com uma tecnologia inovadora para o tratamento de efluentes.
O projeto é um dos resultados de um termo de cooperação firmado entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Ambiental MS Pantanal, que une esforços para desenvolver soluções sustentáveis aplicadas à pecuária, um dos principais pilares econômicos da região.
O sistema de tratamento em desenvolvimento utilizará wetlands construídos, uma alternativa natural e de baixo custo para o tratamento de esgoto. A técnica reproduz as funções de áreas úmidas naturais, filtrando e purificando a água de forma eficiente. Após o processo, o efluente tratado poderá ser reutilizado na própria fazenda, como na irrigação de pastagens, promovendo economia e sustentabilidade.
O gerente da UEMS/Aquidauna, prof. Dr. Thiago Pasquetti, explica que a ação foi formalizada "por meio de um termo de cooperação firmado com a UEMS, a MS Pantanal está desenvolvendo a concepção do projeto, com apoio na definição do escopo técnico, no planejamento de licenciamento e na estruturação para captação de recursos".
A MS Pantanal tem o compromisso de apoiar iniciativas que unem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial. Este projeto representa mais um avanço na construção de soluções que aliam saneamento, e preservação ambiental no Pantanal.
Benefícios esperados
A implementação do sistema traz benefícios diretos para a sustentabilidade da região. O tratamento adequado do esgoto contribui para a proteção do Rio Aquidauana, evitando a contaminação de um ecossistema vital para o equilíbrio do Pantanal e garantindo a preservação da fauna e flora locais. "Além disso, o processo permite o reaproveitamento da água, reduzindo a necessidade de captação em outras fontes, promovendo a conservação dos recursos hídricos e diminuindo os custos operacionais da fazenda", complemente Pasquetti.
Por fim, a Fazenda Experimental do Pantanal Tech MS se consolida como um modelo replicável de boas práticas, demonstrando que a pecuária pode ser conduzida de forma sustentável e servindo de referência para outras propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.
