top of page

Urgência climática e fortalecimento da governança hídrica pautam participação da ANA na COP30

14/11/25

Urgência climática e fortalecimento da governança hídrica pautam participação da ANA na COP30

gov.br

Durante painel da COP30, a superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, alertou para o risco de redução significativa da disponibilidade hídrica no Brasil e defendeu o fortalecimento da governança como estratégia essencial frente à emergência climática. A participação ocorreu nesta quinta-feira, 13 de novembro, no debate “Envolvendo comunidades locais por meio da Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) em favor da segurança hídrica, alimentar e climática”, realizado no espaço AgriZone, em Belém (PA).

Renata apresentou projeções que indicam a possibilidade de queda de até 40% na disponibilidade de água em algumas regiões até 2040, o que já aponta para um cenário de desequilíbrio entre oferta e demanda. Esse descompasso, segundo ela, afeta diretamente setores vitais da economia e da sociedade, como a produção de alimentos, a geração de energia e o abastecimento humano.

Diante desse quadro, a superintendente enfatizou que a emergência climática “pede pressa” e exige a antecipação de medidas e instrumentos de gestão, de modo a reduzir conflitos de uso e garantir a manutenção dos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

“A emergência climática nos pede pressa e nos alerta para a necessidade de nos anteciparmos, para que minimizemos os impactos e asseguremos os fundamentos da nossa política, que é de usos múltiplos. E trabalhar nessa complexidade só é possível com uma gestão de governança fortalecida”, declarou.

Ao longo da programação da AgriZone, a Agência tem reforçado seu compromisso em aproximar ciência, gestão pública e comunidades, ampliando o diálogo sobre soluções que tornem o país mais resiliente aos impactos da crise climática.

Sobre a COP30

A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

bottom of page