top of page

Uso incorreto da rede de esgoto aumenta riscos sanitários e ambientais

16/10/25

Uso incorreto da rede de esgoto aumenta riscos sanitários e ambientais

Município de Mogi Mirim

Com a chegada da temporada de chuvas fortes, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim alerta a população sobre o uso inadequado do sistema de esgotamento sanitário. A prática de destinar água da chuva ou descartar objetos na rede de esgoto é uma irregularidade que compromete a infraestrutura e representa um risco direto à saúde pública e ao meio ambiente.

O sistema de esgoto é dimensionado apenas para efluentes domésticos, incapaz de suportar o volume das chuvas. Essa sobrecarga provoca uma pressão que resulta no retorno do esgoto para dentro dos imóveis, por ralos e vasos sanitários, causando inundações de água contaminada.

Este extravasamento cria um ambiente propício para a proliferação e entrada de animais peçonhentos e vetores de doenças nas residências. Além disso, a água da chuva dilui e desequilibra o processo de tratamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos).

A situação se agrava com o descarte incorreto de resíduos sólidos na rede (como lenços umedecidos, plásticos, cotonetes e óleo de cozinha), que se acumulam, formam bloqueios e, em conjunto com o volume da chuva, provocam entupimentos e vazamentos generalizados. A separação correta das redes — com o direcionamento da água de chuva para a rede pluvial (sarjetas e bueiros) e o lixo descartado em lixeiras — é uma medida essencial para a prevenção desses transtornos.

O Saae reforça que a ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto é passível de notificação e sanções previstas na legislação. Para informações detalhadas ou denúncias sobre irregularidades, a população deve contatar o Saae de Mogi Mirim pelos telefones 0800 0165 195 / 3805 9900 ou acessar www.saaemogimirim.sp.gov.br.

bottom of page