top of page
Parceria Sabesp, prefeitura e empreendedores amplia coleta e tratamento de esgoto na Praia Grande em Ubatuba

18/03/2024

Parceria Sabesp, prefeitura e empreendedores amplia coleta e tratamento de esgoto na Praia Grande em Ubatuba

Foto: Site Noticias das Praias

A Sabesp e a Prefeitura de Ubatuba realizaram no último mês de fevereiro, uma reunião com empreendedores da cidade para anunciar a parceria de implantação e operação da coleta e tratamento de esgotos no bairro da Praia Grande que está recebendo 470 novas ligações de esgoto, que estão sendo interligadas à rede da Sabesp.

A Praia Grande é uma das praias mais conhecidas e frequentadas do Litoral Norte Paulista. A região onde fica a praia mais badalada de Ubatuba concentra os principais investimentos imobiliários da cidade. A parceria entre a Sabesp, Prefeitura e construtoras quer impedir a poluição no rio Acaraú e evitar que o esgoto lançado indevidamente polua a praia.

Na Praia Grande, são feitos os investimentos imobiliários mais valorizados da região. Recentemente, um dos prédios construídos na orla da Praia Grande em 2023, viralizou nas redes sociais por possuir piscinas localizadas na sacada. O edifício VIW Residence, de quatro andares e 27 apartamentos, que possuem entre 160 m2 e 335 m2, sendo uma cobertura, com 3 ou 4 suítes, tem unidades avaliadas em R$ 4,7 milhões.

Saneamento

Ubatuba tem o pior índice de saneamento básico entre as cidades do Litoral Norte: 55% das moradias possuem coleta e tratamento  de esgoto. Em Caraguatatuba este índice é de 92%;  em São Sebastião, de 74%; e, em Ilhabela, de 62%. A Sabesp acredita que com os novos investimentos em andamento a cidade deve ter 62% de suas moradias com coleta e tratamento de esgoto até o final do ano.

Levantamento feito pelo Instituto Água e Saneamento, em 2021, era preocupante. O instituto apontava que o município com 92.819 habitantes , possuía 60.482 moradores sem acesso a rede de coleta e tratamento de esgoto. Entre as residências com esgoto, 38,62% delas atendidas pela Sabesp e outras 34,36% com sistema individual. Ou seja, em 27,02% das moradias, o esgoto não era coletado e nem tratado.

Parceria  

No encontro,  coordenado pelo superintendente da Companhia de saneamento no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno e o prefeito de Ubatuba Marcio Maciel foi firmado o compromisso da conclusão das obras das redes coletoras, estação elevatória e da linha de recalque, liberando assim a 1ª fase da realização das conexões de esgotos na Praia Grande, o que permitirá eliminar o lançamento de esgotos no Rio Acaraú.

O esgoto gerado na Praia Grande será tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Itaguá. A companha informou que as novas ligações de esgoto refletem em mais qualidade de vida e melhoria da qualidade das águas do rio Acaraú. A previsão é que as novas conexões entrem em operação até o fim deste mês de março.

Segundo a Sabesp, outro compromisso reafirmado na reunião foi a implantação do SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) Perequê-Mirim/Enseada, que irá atender a ampliação da coleta de esgotos da Enseada, e a implantação de coleta e de uma estação de tratamento no Perequê-Mirim.

bottom of page